Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Valec anuncia concessão de terminal da Ferrovia Norte-Sul em Santa Helena de Goiás

09.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: O Popular
Data: 05/05/2022

A Valec publicará nesta sexta-feira (06) um edital para a concessão de terminal Terminal de combustíveis será concedido e ficará às margens de Ferrovia Norte-Sul em Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano. A área localizada no pátio ferroviário, às margens da Ferrovia Norte-Sul, será a primeira disponibilizada para exploração da iniciativa privada no município, mas há projetos para oferta de outros espaços.

O leilão está previsto para o dia 21 de julho e o prazo de concessão de uso será de 30 anos. Com a infraestrutura, a estatal acredita que será atendida a demanda por combustíveis da região, o que inclui cidades vizinhas à Santa Helena de Goiás, porque a área possui vocação para armazenagem e movimentação de graneis líquidos. Ao todo, são estimados R$ 60 milhões de investimentos. O futuro concessionário tem obrigação de instalar tancagem mínima de 10 mil metros cúbicos.

Até 2023, a Valec pretende conceder dez áreas de diferentes terminais ao longo da ferrovia, mais do que o dobro da quantidade operacionalizada pela empresa. Com a criação do Programa Terminais Inteligentes, no ano passado, outros dois leilões foram efetivados, sendo que o de Santa Helena será o terceiro.

Apesar desse tramo da Ferrovia NorteSul ter sido concedido para a Rumo, em 2019, a Valec ainda ficou com a parte de infraestrutura ao longo dos trilhos e possui como função a construção e exploração desses espaços, como sistemas acessórios de armazenagens.

Ainda em maio, duas consultas públicas sobre o assunto serão feitas para contribuições do mercado e da sociedade. Todos os documentos do edital e estudos técnicos passaram pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU) e ficarão também disponíveis no site da empresa.