Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

VLI lança desafio para startups e empresas de TI que atuam no setor

30.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Comércio (MG)
Data: 27/05/2022

Empresas de tecnologia focadas no desenvolvimento de soluções e inovação para o setor logístico têm até amanhã (27) para ingressarem no Innovation Day da VLI (Valor da Logística Integrada). Dessa vez, o desafio consiste em projetos de automação de abertura e fechamento de vagões.

Os participantes terão encontros, on-line e presenciais, com a equipe técnica da empresa a fim de conhecerem as necessidades da concepção e a startup selecionada poderá ser contratada pela companhia ferroviária.

Este é o segundo edital lançado pela VLI para startups e empresas de tecnologia em 2022. Em março, a companhia realizou o desafio “Pátio do Futuro” visando o desenvolvimento de soluções na digitalização da coleta e processamento das informações referentes às etapas operacionais do pátio ferroviário e sinalização das rotas operacionais, como posicionamento dos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).

Serão selecionadas oito empresas e cada uma terá 60 minutos para apresentar sua proposta e responder aos questionamentos das equipes do Inova VLI e do terminal integrador definido para testes do conceito desenvolvido. No dia 24 de junho será anunciada a equipe vencedora.

De acordo com o Gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves, este desafio busca automatizar o processo de abertura e fechamento das tampas dos vagões nos terminais integradores da companhia. Segundo ele, trata-se de mais um passo para melhorar a eficiência e padronizar os processos, otimizando o embarque e desembarque de produtos e aprimorar o atendimento das demandas de cada cliente.

“Neste caso estamos falando do agronegócio por meio do transporte de grãos como milho, soja e farelos. Hoje esse processo é realizado por colaboradores que tiram as tampas dos vagões manualmente. A intenção é termos máquinas realizando esse trabalho sem impactar o processo de carregamento. Os funcionários serão remanejados para o centro de controle, de onde irão operar o novo sistema”, explica.

Essa é a 16ª edição do Innovation Day. Foram 14 sob o nome anterior de Startup Day. A 15ª e a 16ª mudaram de nome porque as soluções podem vir de outras fontes, empresas e instituições, que não apenas de startups.

O Innovation Day, lembra o diretor, integra a uma série de iniciativas de transformação digital e inovação da companhia, por meio do Inova VLI, setor responsável por todas as ações. Segundo o site da companhia, o Inova é um movimento de inovação dentro da VLI. Com a missão de fornecer a estrutura necessária para o desenvolvimento de novas ideias na companhia, o Inova está presente na estratégia de toda a VLI, contando com a ação de colaboradores e tecnologias para estimular o intraempreendedorismo e encontrar soluções que transformem a logística no Brasil.

E, conforme Gonçalves, a gerência atua em três frentes: visão de futuro a partir do monitoramento de tendências e de oportunidades para os negócios; propósito de inovação aberta presente no relacionamento com o ecossistema e na aproximação estabelecida com startups, universidades e institutos de pesquisa; e fomento ao empreendedorismo, encorajando e promovendo projetos internos com o objetivo de gerar soluções e novos negócios.

“A VLI tem a missão de transformar a logística do Brasil e parte desse propósito se baseia na busca pela transformação digital e pela inovação. É isso que fazemos a partir do Inova e de suas iniciativas como mais essa rodada do Innovation Day”, conclui.