Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

VLI usa drones nas operações do Maranhão e Tocantins

07.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: VLI
Data: 06/10/2021

A VLI, companhia responsável pela circulação de trens entre os dois estados e pelo Terminal Portuário de São Luís, utiliza drones para auxiliar nas operações portuárias da capital maranhense, Tocantins e no monitoramento da oficina da empresa em Imperatriz. Pilotadas por controle remoto, as aeronaves passaram a ajudar na área de segurança dos ativos e dos empregados. Com os drones é possível monitorar toda a extensão das instalações. A rota é previamente programada pelos operadores, de acordo com a necessidade, e os equipamentos funcionam como uma ferramenta para ações preventivas.

De acordo com o supervisor de Proteção ao Negócio da VLI, Arilson Siqueira, os drones auxiliam na detecção dos focos de incêndio, facilitando a localização e acionamento dos bombeiros com mais agilidade. Com o período de estiagem na região, registro de queimadas são comuns em Imperatriz e municípios vizinhos, inclusive na área urbana. “Os drones nos ajudam na identificação dos focos de incêndio na fase inicial, contribuindo, assim, para um direcionamento mais assertivo das brigadas de incêndio e Bombeiros”, reafirma Siqueira.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Maranhão já registrou, até agosto, 5.770 focos de incêndio em todo o estado. O dado revela um aumento de 25% no número de focos de incêndio neste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

As queimadas no meio ambiente podem ocorrer por causas naturais ou pela ação humana. Por causas naturais, geralmente acontecem em regiões do Cerrado, em que o fogo favorece algumas espécies de plantas e suas sementes só germinam devido ao calor produzido. Nesses casos, a recuperação desse bioma é rápida, atraindo diversos animais em busca da rebrota das plantas. Entretanto, atualmente, a maioria das queimadas se deve à ação do homem que, por acidente ou não, ocasiona sérios prejuízos ao meio ambiente.

Com a falta de chuvas e o clima seco, a ocorrência de queimadas, naturais ou não, é bastante elevada. Então, é necessário ficar atento e tomar medidas de precaução:

·         Não jogue cigarros nas áreas;

·         Não queime lixo, folhagens, galhadas e entulhos;

·         Fique atento ao surgimento de queimada em sua área ou na vizinhança.

Uso da tecnologia

O uso da tecnologia começou quando a área de Proteção ao Negócio da VLI passou a explorar a utilização de drones, a partir do segundo semestre do ano passado, com a realização de rondas esporádicas e aperfeiçoamento da equipe de Proteção ao Negócio. Neste ano, a empresa intensificou as rondas utilizando os equipamentos na FNS Oficina de Imperatriz, Pátio de Porto Franco, TIPA, TIPN e trechos em linha férrea não acessados pelos veículos da empresa.