Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

W. Dias assina termo de cooperação com BNDES para projeto do VLT

25.10.2019 | | Notícias do Mercado

Agenda foi realizada em Brasília, onde o governador ainda se encontrou com o embaixador da Alemanha no Brasil

 

O governador Wellington Dias cumpriu agenda administrativa, nesta terça-feira (22), em Brasília, onde se reuniu com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), Gustavo Montezano. Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense assinou o termo de cooperação que firma parceria na estruturação do projeto de Parceria Público Privada (PPP) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Teresina.

Presente ao encontro, a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), Viviane Moura, comemora o acordo com o BNDES, instituição financeira reconhecida pelo mercado pela qualidade dos trabalhos técnicos apresentados nesta área. “Faz algum tempo que nós estamos conversando com o BNDES. Eles demonstraram total interesse em colaborar com nosso programa de PPPs. As primeiras reuniões de trabalho serão acertadas já na próxima semana. Além de um importante parceiro nessa estruturação, o banco tem toda a condição de avaliar a própria financiamento do projeto”, explica Viviane Moura.

 

“O objetivo é aproveitar uma estrutura já existente e investimentos que estamos fazendo a partir de um contrato de financiamento. Assim, o setor privado pode investir em uma iniciativa que vai permitir a integração do metrô, que faz uma meia-lua em direção ao bairro Renascença e retorna nas imediações do Terminal Rodoviário Lucídio Portela, em direção ao Centro Administrativo até chegar às imediações da Praça da Bandeira. Com isso, nós iremos viabilizar melhores serviços para a população”, diz o governador.

Com o BNDES também foram acertados outros importantes projetos. O primeiro, um apoio ao microcrédito a pequenos produtores, através da Agência de Fomento do Estado; a celebração do interesse do Banco no financiamento de arranjos produtivos no setor de caprinovinocultura, piscicultura e produção de mel; por último, um projeto destacado em promover a estruturação com sustentabilidade de parques ambientais como a Lagoa do Portinho, o Cânion do Poti e um conjunto de parques que estão sendo estruturado no Piauí.

Alemanha

Audiência com o embaixador da Alemanha, Georg Witschel

Ainda em Brasília, o governador se reuniu com o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Importante parceiro comercial piauiense, o país europeu possui áreas de interesse comercial mútuos com o Piauí e objetivo é ampliar essa boa relação. “Foi um encontro muito amigável e útil. Tratamos sobre vários projetos concretos, no que diz respeito a colaboração econômica e investimentos no estado. Vamos organizar um encontro com nossa Câmara de Comércio e o banco de desenvolvimento estatal alemão (KFW). Falamos também sobre a viagem do consorcio da Amazônia legal, o qual o governador Wellington Dias fará parte representando o Piauí. Tenho certeza que essa será uma viagem bem sucedida”, comemora o embaixador.

“A Alemanha já é um importante parceiro do Brasil e também do Piauí. Nosso interesse é ampliar vínculos comerciais e sociais, fortalecendo a balança comercial; gerando oportunidades de investimentos, através de Parcerias Públicos Privadas; viabilizando projetos no setor de meio ambiente, uma vez que o Piauí segue as diretrizes do acordo de Paris; além de investimentos em turismo, com a possibilidade de implementação de voos charter”, projeta Dias.

 

Fonte: Meio Norte

Data: 23/10/2019