Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Zema vai pedir a Lula assinatura de concessão do metrô e manutenção da RRF

26.01.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Rádio Itatiaia
Data: 25/01/2023

O Governador Romeu Zema (Novo) chega nesta quinta-feira (26) em Brasília para participar às 17h, da reunião preparativa do Fórum de Governadores para o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (25), que está marcado para sexta-feira às 9h30. Cada governador vai apresentar três prioridades para o governo federal.

Metrô

Pelo que a coluna apurou, Zema pedirá à Lula a assinatura do contrato da privatização do metrô de Belo Horizonte, que foi leiloado em dezembro. Após a assinatura da União, a CBTU passa a ser responsabilidade da inciativa privada e a gestão do contrato e as próximas concessões serão de responsabilidade do Governo de Minas.

RRF

Outro pleito de Zema é a confirmação da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal que não foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas foi autorizada pela justiça. O Governo de Minas aderiu, mas tem até julho para enviar o projeto de contenção de gastos em troca da renegociação da dívida do Estado com a União, e o governo federal pode aceitar ou não a proposta. O temor da gestão estadual é que o Governo Lula desista do Regime de Recuperação Fiscal.

Rodovias

A duplicação da BR 381, que não teve interessados nos últimos editais, também é uma das reivindicações do governador mineiro, que vai pedir ainda a relicitação de trechos da BR 262 e 040, que foram devolvidos pelos concessionários.

Em entrevista à Itatiaia, na semana retrasada, o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse que, segundo a ministra Nísia Trindade, a saúde seria tema central no segundo encontro de Lula com os governadores. A primeira reunião foi realizada de forma emergencial na segunda semana de janeiro, logo após a invasão dos prédios dos três poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.