25.04.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Diário do Transporte
Data: 24/04/2024
A Companhia do Metrô de São Paulo contratou uma consultoria para traçar estratégias para a exploração comercial de sua marca.
O contrato, assinado com a empresa SMVM Serviços e Consultoria, foi divulgado nesta terça-feira, 24 de abril de 2024.
Caberá à empresa, que tem prazo de 10 meses para concluir os trabalhos, analisar os melhores pontos ou estações para o funcionamento de lojas. Nesses locais objetos com a marca Metrô serão comercializados.
Além disso, a consultoria deverá acompanhar a elaboração de um guia de estilo para a aplicação da marca em produtos de consumo.
Quanto à comercialização propriamente, o trabalho tem a missão de identificar potenciais varejistas para engajar no projeto.
Ainda se gundo o contrato, a SMVM deverá auxiliar na elaboração do edital sob a ótica de oportunidades de mercado, negócio e interesse de parceiros institucionais.
Por fim, acompanhará a escolha do varejista que, potencialmente, poderia operar nas lojas em estações e pontos do Metrô de SP.
O valor total deste contrato é de R$ 48 mil.
FORÇA DA MARCA
“Signo de Comando da empresa, sua forma quadrada é um estímulo que desencadeia associações a partir de sua percepção”.
É desta forma que a Companhia do Metropolitano de São Paulo descreve seu logotipo, um quadrado “forma rica em arestas, associado ao domínio da racionalidade, da impessoalidade e, historicamente, aos pontos cardeais”.
A Marca da Companhia do Metrô de SP em seu contexto semântico, refere-se à sua expansão radial, em direção aos quatro pontos cardeais, conotando o sentido direcional do ir-e-vir, do levar-e-trazer, do subir-e-descer, sua velocidade e sua característica essencial: a inter-relação de suas linhas.
Esta marca já presente no imaginário do paulistano vem sendo usada na comercialização de alguns produtos licenciados pela Companhia, mas agora a empresa decidiu formular uma política definitiva a respeito.
COMO É HOJE
O mercado mundial de licenciamento de marcas de credibilidade já é adotado nos metrôs de Londres, Nova York, Tóquio e Madri. As regras criadas pelo Metrô de SP estabelecendo critérios para o licenciamento e exploração de sua marca são de 2012.
Na época, o presidente Sérgio Avelleda explicava a intenção do projeto: “O objetivo é tanto aumentar as receitas não tarifárias da companhia quanto reforçar a valorização da marca e estimular o uso desse meio de transporte. Tenho certeza de que a aceitação vai ser boa. Todo mundo ama o Metrô.”
O primeiro contrato assinado em abril de 2014, válido por um ano, consistia no uso do logotipo, mapa da rede, imagens e ícones arquitetônicos do sistema metroviário. Dava direito à comercialização de produtos como capa de Ipad, bolsas, nécessaire, chaveiros, artigos de escritório, caneca, entre outros.
A primeira loja licenciada para comercializar produtos com a logomarca da Companhia foi inaugurada no dia 23 de abril de 2014, no mezanino da Estação Consolação, da Linha 2-Verde.