20.05.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: RD News
Data: 17/05/2024
No presente artigo, destacaremos a relevância do uso do Double Stack, uma inovação disruptiva no transporte de carga geral no Brasil, especialmente no contexto da Ferrovia Estadual em construção. O Double Stack permite o transporte de dois contêineres empilhados, totalizando até 101 toneladas por vagão, uma façanha que demandou adaptações significativas nas Obras Arte Especiais (OAE) ao longo do trecho entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT). Sob a gestão da Brado, subsidiária da Rumo, o Double Stack já demonstrou seu potencial ao transportar cerca de 70 produtos acabados ou industrializados, agregando substancialmente às cadeias de suprimentos da ferrovia.
Internacionalmente, a Índia, país em desenvolvimento, recentemente adotou o transporte com Double Stack utilizando tração elétrica, evidenciando a importância desse método de unitização de carga para o crescimento econômico. Em minha visita aos Estados Unidos em março de 2024, pude testemunhar o transporte de Double Stack em várias ocasiões ao longo das rodovias americanas, destacando a sinergia entre ferrovia, rodovia e hidrovia.
A prosperidade de um país está diretamente ligada ao volume de Double Stack transportado, tanto no mercado interno quanto no externo. Nesse contexto, a oportunidade da Rumo em aumentar o fluxo atual do transporte de Double Stack com a Ferrovia Estadual em construção é de uma magnitude absurda. Além disso, é fundamental ressaltar a importância estratégica de conectar a região de Cuiabá ao mercado industrial e consumidor de São Paulo.
Dados indicam que São Paulo é um dos principais destinos dos produtos industriais oriundos do Mato Grosso, fortalecendo o vínculo econômico entre esses dois estados. Essa conexão ferroviária não apenas facilitará o escoamento desses produtos, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico regional, gerando empregos, renda e contribuindo substancialmente para o aumento da arrecadação de impostos e divisas tanto para o Mato Grosso quanto para o Brasil.
A recente visita do Governador Mauro Mendes a uma fábrica de fiação em Campo Verde (MT), um dos processos da cadeia de suprimentos do algodão, ilustra claramente o potencial de unitização de carga por contêiner. A inclusão de Terminais Intermodais, especialmente na região da BR-070 entre Primavera do Leste, Dom Aquino e Campo Verde, é crucial para facilitar o transbordo da carga entre os modais ferrovias/rodovias, tornando viável o transporte pelo Double Stack. Esta integração não só beneficiará o mercado interno, mas também abrirá portas para o mercado externo, promovendo um novo patamar de eficiência logística e desenvolvimento econômico.
Considerando a tradicional verticalização da soja (in natura, leite, farelo e óleo), temos uma oportunidade ímpar para a nova verticalização da indústria da sojicultura, que já está acontecendo nos EUA. Diversos produtos acabados industrializados à base de soja estão surgindo, transformando a cadeia da sojicultura em uma fonte de alto valor agregado. Entre eles, destacam-se:
Banco de automóvel (substituindo petróleo);
Pneu (já no mercado americano);
Isosoy (em especial isoflavona para remédio feminino);
Soygreen (produtos de limpeza doméstica);
Soycrete (aditivo para concreto);
Timbersoy (para proteção aumentando a durabilidade da madeira).
Esses seis produtos exemplificam a diversificação e a sofisticação da indústria da sojicultura, agregando valor à produção de soja. Essa nova vertente industrial não apenas promove a industrialização do Mato Grosso, mas também impulsiona a economia regional e nacional. É importante ressaltar que tais produtos demandam a unitização via contêiner e consequentemente, o uso do Double Stack, o que transforma completamente a cadeia de suprimentos da sojicultura, elevando-a a um novo patamar de eficiência e rentabilidade.
A ferrovia de autorização estadual é uma infraestrutura que mudará o Mato Grosso de patamar, pois tem vocação industrial e de agronegócio. Sua conclusão e operação eficaz representam um marco crucial para o desenvolvimento econômico e social do estado, elevando-o a novos patamares de crescimento e prosperidade.
Silvio Tupinambá Fernandes de Sá Engenheiro Civil e Ferroviário, MBA Logística Empresarial e Mestre em Economia Empresarial