06.11.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Via Trolebus Data: 06/11/2025
A Trívia Trens deve assumir a operação do chamado lote Alto Tietê, que abrange as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A transição de gestão está prevista para 2026. Além de manter e modernizar as atuais estruturas, a empresa — pertencente ao Grupo Comporte — deverá também expandir o alcance das três linhas. De acordo com os planos, a Linha 11-Coral será estendida até Cesar de Souza, a Linha 12-Safira chegará a Suzano, e a Linha 13-Jade passará por ampliações em ambas as extremidadesOs projetos de expansão da Linha 13 são os mais relevantes do ponto de vista financeiro, segundo o 5º Boletim Informativo do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O estudo aponta R$ 1,334 bilhão em investimentos para o trecho Engenheiro Goulart – Gabriela Mistral, e R$ 2,496 bilhões para o trecho Aeroporto de Guarulhos – Bonsucesso. No entanto, o maior aporte projetado até 2054 é destinado ao trecho até a Mooca, que foi classificado como investimento contingente — ou seja, poderá ou não ser executado no âmbito da concessão.
Caso o projeto avance, a Linha 13-Jade chegará até a futura Estação São Carlos, planejada como ponto de integração entre as linhas 6-Laranja e 16-Violeta do Metrô, além da Linha 10-Turquesa da CPTM.
O estudo também menciona, como perspectiva futura, a extensão da Linha 5-Lilás até essa mesma estação, reforçando o papel estratégico do novo eixo na malha metropolitana.