Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER NA MÍDIA: “Indústria Ferroviária espera investimentos de 40 Bilhões com antecipação de concessões”

19.06.2020 | | Não categorizado

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Com a antecipação de renovação de concessões de empresas de transportes de cargas por trilhos, a industria nacional espera investimentos na ordem de R$ 40 bilhões, de acordo com Vicente Abate, presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, em uma coletiva de imprensa para veículos de comunicação do setor, que contou com a participação do Via Trolebus.

Já somados os investimentos das novas concessões, o valor pode chegar de R$ 50 a 60 bilhões em um período de até 10 anos.

No entanto, Vicente Abate alerta para a crise no setor, por conta da ociosidade de pedidos. “Talvez a gente não consiga chegar até lá. Já fizemos um movimento junto ao BNDES no sentido de ter um financiamento para as concessionárias em termo de capital de giro. O BNDES poderia dar um financiamento atrativo para as concessionárias de cargas, para antecipar seus volumes de 2021 para o segundo semestre desse ano. Se não houver nada nesse sentido, a industria para no segundo semestre” –  disse Vicente Abate.

No mês passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT determinou a prorrogação do contrato de concessão da Malha Paulista, administrada pela concessionária Rumo S.A..

Outras concessionárias como a MRS Logística que administra uma malha de 1.686 km de trilhos, a Estrada de Ferro Carajás, com 892 km e Estrada de Ferro Vitória-Minas (895 km), essas duas últimas da Vale, estão na lista para renovar seus contratos.

 

Fonte: ViaTrolebus

Data: 17/06/2020