Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER na mídia – Rota Bioceânica liga o agronegócio brasileiro ao Pacífico

09.11.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: João Sabino – Consultor de Negócios
Membro do CIESP/FIESP Campinas
[email protected]
https://lnkd.in/d2v7QHT

O país se prepara para encurtar distâncias e expandir horizontes, conectando o Atlântico ao Pacífico e abrindo portas para um comércio mais ágil com países do Oriente, tais como China, Coreia do Sul, Singapura, Japão, Índia e Austrália.

Com 2.396 km de extensão, essa via terrestre, já em construção, ligará o porto de Santos, passando por Paraguai e Argentina, até chegar ao porto de Antofagasta, no Chile, reduzindo pela metade o tempo de exportação para o Oriente.

Segundo informou o presidente da ABIFER, Vicente Abate, existem duas Rotas  Bioceânicas: esta rodoviária, que está bem avançada, e a ferroviária, que vai de Santos a Corumbá, formada pela Malha Oeste e que depende de revitalização.

A Rumo o devolveu e se prevê uma Relicitação em 2024. A partir de Corumbá a Ferrovia Boliviana está operacional e, com pequenas intervenções na Argentina e no Chile, poderá chegar a Antofagasta.

O Brasil segue firme na rota do crescimento econômico – este é o Brasil que acorda cedo, trabalha muito e gera Progresso, Riqueza, Empregos e crescimento sustentado para a Economia Nacional.