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Acordo entre Autoridade Portuária e empresa permitirá pera ferroviária no Porto de Santos

14.08.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 10/08/2023

A Autoridade Portuária de Santos (APS) assinou um acordo com a Marimex, empresa de logística portuária, nesta quinta-feira (10), que permitirá a implantação da pera ferroviária na cidade. Trata-se de um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem.

O compromisso prevê a transferência da Marimex para área de 102 mil m² do antigo Teval, e o espaço – do mesmo tamanho – a ser desocupado pela empresa permitirá a implantação da pera ferroviária. O prazo para a conclusão da operação é de 36 meses.

A expectativa, segundo a APS, é o aumento do escoamento de granéis vegetais em 20 milhões de toneladas por ano, atendendo 13 terminais da margem direita do cais santista. A pera ferroviária será construída pela FIPS, uma sociedade de propósito específico que reúne a Rumo, a MRS Logística e a VLI.

De acordo com a APS, assinaram o Termo de Liberação de área o sócio da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano; o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini; o presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), João Almeida; e o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB).

Ainda segundo o órgão, este entendimento promovido pela diretoria da APS põe fim a uma polêmica e torna o Porto de Santos “mais competitivo e eficiente”.

Caso Marimex

A APS informou que a disputa judicial envolvendo a Marimex e o Governo Federal impedia a construção de uma pera ferroviária no local. A Autoridade Portuária acrescentou que a necessidade dessa construção na margem direita do cais santista é debatida há mais de 10 anos.

A estrutura, de acordo com o órgão, é considerada necessária para ampliar a capacidade logística do maior porto do hemisfério sul, que também é o mais importante para o escoamento de commodities agrícolas do Brasil.

A APS afirmou também que a falta de entendimento prejudicava a solução que evitaria um ‘gargalo’ no setor portuário. A capacidade de transporte ferroviário de cargas “serra acima” ultrapassará, a médio prazo, as 90 milhões de toneladas. A movimentação de grãos do agronegócio brasileiro está chegando perto de 85 milhões de toneladas por ano.