Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Aerom celebra finalização da montagem das vigas em AeroGRU

11.01.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Aerom
Data: 11/01/2024

Em um incrível feito de engenharia, desde a instalação da primeira viga em 17/02/2023, apenas dez meses se passaram. As vigas têm em média 30 metros e 126 toneladas.

De acordo com a Aerom, essas vigas não são apenas elementos estruturais, mas representam a essência da tecnologia do sistema, abrigando acessórios e equipamentos fundamentais. Fabricadas com concreto protendido e um design exclusivo, desempenham papéis cruciais:

– Sustentação: Suportando veículos e equipamentos com eficiência;

– Propulsão: Permitindo a pressurização do ar para a movimentação dos veículos;

– Guia: Sobre ela são montados os trilhos;

– Rota de Emergência: Servindo como passarela para resgates de passageiros.

A equipe da empresa, munida de ferramentas de última geração e conceitos de fabricação digital, utiliza a metodologia BIM para o sucesso da fabricação e montagem das estruturas. A integração perfeita entre projeto, construção e controle de qualidade é garantida pelos softwares Autodesk Civil 3D e Trimble Business Center, assegurando dimensões e tolerâncias construtivas precisas para a operação eficiente do Aeromovel em GRU Airport.

Vale lembrar que o içamento das vigas no Terminal 2 foi um marco singular, realizado sobre a cobertura do desembarque, sem a necessidade de remover a estrutura existente. Utilizando o maior guindaste do Brasil (Liebherr), com capacidade para 1000 toneladas e uma lança de 120 metros, posicionamos as vigas com precisão, demonstrando a expertise da Aerom em operações desafiadoras.

Agora, a via elevada segue na fase de instalação dos guarda-corpos e demais equipamentos ao longo dos seus 2,7km de extensão.