Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ANTT e Governo do Ceará debatem projetos, com foco na ferrovia Transnordestina

17.06.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Data: 14/06/2024

Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se reuniu, nesta quinta-feira (13/6), com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, para discutir temas relacionados aos transportes rodoviário e ferroviário, em especial a obra da ferrovia Transnordestina. O encontro ocorreu no gabinete do governador, no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE).

No encontro, o diretor-geral, Rafael Vitale, e os diretores Luciano Lourenço, Felipe Queiroz e Lucas Asfor realizaram uma apresentação institucional da ANTT, passando por suas atribuições em relação ao transporte de cargas e passageiros e por informações sobre as concessões rodoviárias e ferroviárias fiscalizadas pela Agência.

A ferrovia Transnordestina foi o principal tema debatido. Sobre o projeto, os diretores apresentaram o progresso das obras e a importância da ferrovia para a região. Em contrapartida, o governador e as equipe apresentaram projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Estado do Ceará. A oportunidade permitiu que se debatesse como esses projetos podem ser alinhados com o avanço da Transnordestina.

Ferrovia Transnordestina

Em janeiro, a Transnordestina Logística S.A. (TLSA) deu o pontapé inicial para a expansão da cobertura ferroviária no Ceará com a assinatura do contrato das obras de infraestrutura dos lotes 4 e 5, entre os municípios de Acopiara e Quixeramobim. Ao todo, serão 101 km de aumento na malha ferroviária, impulsionando a conectividade em direção ao Porto do Pecém.

A Transnordestina é vista como um importante indutor de desenvolvimento econômico para a região Nordeste. A iniciativa vai gerar impacto significativo na economia local, com a criação de 1,3 mil empregos diretos, impulsionando o desenvolvimento das comunidades envolvidas.

A ferrovia facilitará a integração entre os estados nordestinos, melhorando a logística e o transporte de mercadorias ao conectar o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.

Compromisso com o Progresso

A ANTT acompanha e fiscaliza todas as etapas de execução deste projeto estratégico para o desenvolvimento logístico do Nordeste e do Brasil. A Agência reforça seu compromisso de trabalhar em conjunto com o governo estadual para garantir que a Transnordestina avance conforme planejado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da infraestrutura de transporte no Ceará e na região Nordeste.