08.02.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Globo Rural
Data: 06/02/2024
O governo federal deverá investir R$ 4,7 bilhões na infraestrutura de rodovias e ferrovias dos chamados “corredores do agro” em 2024, as principais vias de escoamento da produção agropecuária nacional. Serão R$ 2,66 bilhões no arco norte e R$ 2,05 bilhões no sul e sudeste.
Os investimentos fazem parte do Plano Nacional para Escoamento da Safra 2023/24, apresentado nesta terça-feira (6/2), em evento no Ministério dos Transportes. Ao todo, são 60 obras estruturantes previstas em todo o país.
Na área de rodovias, Renan Filho disse que a meta é passar de 67% para 80% o percentual das consideradas em boas condições. Para as vias que ligam aos portos do Arco Norte, caso da BR 163 no trecho entre Mato Grosso e Pará, o objetivo é 90%.
O governo tem a expectativa de viabilizar o licenciamento da pavimentação das BR’s 158 e 242, em Mato Grosso; BR 135, na Bahia e no Maranhão; e a BR 242 em Tocantins. E prevê 13 leilões de concessão, com o levantamento de R$ 122 bilhões em novos investimentos.
Segundo o ministro Renan Filho, dez desses certames atendem diretamente os corredores de escoamento do agronegócio e envolvem aportes de R$ 95 bilhões. São trechos da BR 364, em Rondônia, BRs 070/174/364 entre Mato Grosso e Rondônia, BR 060/364 entre Goiás e Mato Grosso, BR 060/452 em Goiás, entre outras. A Pasta também incluiu seis otimizações de contratos, com previsão de investimentos de outros R$ 48 bilhões.
O Plano Nacional de Escoamento da Safra 2023/24 prevê a movimentação de 56 milhões de toneladas de grãos apenas pelos 7,3 mil quilômetros de vias que levam aos portos do Arco Norte, como Barcarena e Santarém, no Pará.
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