Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

EGIS é escolhida pelo Metrô para supervisionar sondagens geológicas da Linha 22-Marrom

25.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portal MetrôCPTM
Data: 24/05/2023

A empresa EGIS Engenharia e Consultoria foi habilitada pelo Metrô de São Paulo na licitação de supervisão de sondagens geológicas da Linha 22-Marrom, que pretende ligar a estação Sumaré até o município de Cotia.

Sete interessados compareceram à sessão pública de entrega de propostas nesta terça-feira (23), mas um deles, a Arcante Construtora, não havia se credenciado a participar e teve a proposta desconsiderada.

A EGIS ofereceu um preço de R$ 380,5 mil pelo serviço, que consiste em realizar um acompanhamento técnico das atividades de geologia realizadas pela empresa CCL Serviços em Rodovias, que saiu-se vencedora de outra licitação em março.

Como é praxe, a empresa habilitada terá agora que apresentar as planilhas de serviços e preços além de documentos para providenciar o contrato com o Metrô.

A Linha 22-Marrom é o projeto em andamento que está num estágio mais inicial de vários tocados pela empresa. Embora esteja sendo estudada há vários anos, o ramal ainda não tem definido seu traçado nem o modal que será usado.

O Metrô pretende definir suas características justamente com a realização de diversos contratos, entre eles o de projeto básico. A princípio, o ramal deve partir da estação Sumaré (onde hoje está a Linha 2-Verde) em direção a Cotia, seguindo paralelo à Rodovia Raposo Tavares.

Inicialmente, a companhia chegou a pensar na Linha 22 como um monotrilho, mas depois a apresentou como metrô convencional subterrâneo, o que é a configuração mais provável. Apesar disso, é possível que o Metrô divida a linha em dois tipos de serviço, um de maior capacidade, entre Granja Viana e a capital paulista, e um trecho de menor demanda, até Cotia.

Com perfil pendular, ou seja, com maior volume de passageiros em sua porção oeste, a Linha 22 deverá atender a 649 mil passageiros por dia, segundo os estudos iniciais. Ela também será bastante extensa, com 29 km, 19 estações e um pátio de manutenção.