Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Esalq-LOG: locomotiva 9208 é a nova integrante do Museu

07.08.2020 | | Notícias do Mercado

Previsão é para chegar em agosto – Crédito: Divulgação

Depois de mais de 140 anos da instalação de sua primeira estação de trens, Piracicaba volta a receber novas instalações de trilhos ferroviários no município. Neste mês de agosto está prevista a chegada ao Museu de Logística “Luiz de Queiroz”, da Esalq, uma locomotiva modelo 9208, doada pela Rumo Logística, empresa parceira do projeto desenvolvido pelo Grupo Esalq-LOG.
O novo item do acervo tem dimensões especiais: quase 20 metros de comprimento e 5 metros de altura, com peso estimado em 100 toneladas. A locomotiva possui portas e truque original, composto pelas rodas, sapatas de freio, rolamentos, molas, eixos, cilindros de freio e barras estabilizadoras, além de uma conservada estrutura. Durante os últimos anos estava estacionada na Estação Ferroviária de Araraquara.
A relação histórica entre a cidade e as ferrovias é antiga. Piracicaba teve duas linhas que por muitos anos cruzaram o município, transportando cargas e passageiros. Segundo o pesquisador Ralph Giesbrecht, a primeira estação foi inaugurada em 1877, operada por muitos anos pela E. F. Sorocabana. Também cortava a cidade o ramal da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, inaugurado em 1922. As bitolas das linhas tinham tamanhos diferentes e não se ligavam. Ambos ramais foram desativados entre as décadas de 1980 e 1990.
A locomotiva pertenceu inicialmente à Ferronorte e após uma fusão entre concessionárias, passou a integrar a malha do grupo Brasil Ferrovias, que operava nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Posteriormente, o grupo passou a fazer parte companhia América Latina Logística, que foi assumida pela Rumo Logística.
Devido ao seu tamanho, a peça deverá entrar no campus da universidade pelo portão localizado na antiga estrada que leva ao aeroporto de Piracicaba, reformado para possibilitar a entrada do empurrador hidroviário que chegou ao museu em abril deste ano.
De acordo com o coordenador do Grupo ESALQ-LOG, José Vicente Caixeta Filho, a chegada da locomotiva no Museu de Logística conclui a primeira fase do projeto, apresentando elementos representativos da maior parte das modalidades de transporte de cargas existentes no país. “É motivo de muito orgulho para o Grupo ESALQ-LOG poder compartilhar com a população em geral o acesso a esses equipamentos gentilmente doados por instituições diversas. Que esses equipamentos sirvam de inspiração para os futuros gestores na definição de uma infraestrutura de transportes mais adequada e robusta para o país”, completa o coordenador.
A peça será transportada nesta sexta-feira (31) e deve chegar em Piracicaba no início da próxima semana.

 

Fonte: A Tribuna Piracicabana

Data: 31/07/2020