Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo de SP contrata estudos para concessão da ferrovia entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão

01.04.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário Imparcial
Data: 28/03/2024

O projeto para modernização e reforma de Estrada de Ferro Campos do Jordão (E.F.C.J) pode sair do papel, após vários anos de abandono da tradicional ferrovia. Recentemente o Governo de São Paulo qualificou a recuperação da ferrovia como um de seus objetivos no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado.

A E.F.C.J. liga as cidades de Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal e Campos do Jordão por meio dos seus 47 quilômetros de extensão. Entretanto, os trens entre o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira estão inoperantes. Mais alarmante: a malha férrea encontra-se em estado iminente de sucateamento de 60% de seu patrimônio, nos 28 quilômetros do trecho de Pinda.

Ícone Ferroviário – Inaugurada em 1914, a estrada de ferro é um dos grandes ícones da história ferroviária no Estado de São Paulo. Nos dias atuais, entretanto, não passa de alvo da ação de vândalos e criminosos que derrubaram o posteamento e já furtaram boa parte dos cabos da rede aérea que alimentava o trecho entre Pindamonhangaba e Santo Antônio do Pinhal.

Potencial Turístico – De acordo com o site do Governo de São Paulo, o “projeto contempla 47 quilômetros de ferrovia, o Parque Reino das Águas Claras e o Museu de Memória Ferroviária. O ativo tem características de mobilidade urbana, alto potencial de turismo, principalmente em sinergia com parques estaduais concedidos (Campos do Jordão e Capivari), e importante para o desenvolvimento regional.”

Concessão da ferrovia – Os estudos foram contratados com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), via Companhia Paulista de Parcerias. A pretendida concessão da centenária ferrovia, detentora de um ativo com alto potencial de aproveitamento turístico, prevê investimentos de R$ 380 milhões para modernização e reforma da linha férrea (trilhos, trens e demais equipamentos).