Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo de SP repassa R$ 343,5 milhões para Linha Uni preparar extensão da Linha 6-Laranja

04.09.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: MetrôCPTM
Data: 03/09/2025

A concessionária Linha Universidade, responsável pela futura operação da nova Linha 6-Laranja de metrô, deverá incluir dois novos trabalhos na construção do ramal, devendo ser remunerada adicionalmente por isso, conforme documento divulgado nesta quarta-feira, 3, no Diário Oficial.

Conforme definido pelos membros do Conselho Diretor da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) em reunião realizada dia 28 de agosto, foi reconhecido um desequilíbrio financeiro do contrato de concessão, onde com valores atualizados em março de 2024, perfaz o montante de R$ 343.568.250,62 (trezentos e quarenta e três milhões, quinhentos e sessenta e oito mil, duzentos e cinquenta reais e sessenta e dois centavos), a favor da Linha Uni.

Este valor deve ainda ter uma definição pela agência de como efetuar o pagamento para a empresa privada e o inserir no contrato em andamento. Para isso será formalizado um Termo Aditivo Modificativo, em data a definir, podendo portanto, ter uma nova correção monetária.

A reunião da ARTESP definiu a necessidade de duas novas obras localizadas nas duas extremidades da linha, a primeira na ponta sul, perto da estação São Joaquim, para uma adequação do Poço VSE (Ventilação e Saída de Emergência) Felício dos Santos para viabilizar a expansão futura da linha até a Mooca, atualmente em projeto.

Já o segundo será perto do Pátio Morro Grande, onde a partir deste ponto deve ser escavado um novo túnel para o norte, conectando com o trecho até Velha Campinas que será construído e adicionar duas novas estações na região.

A Linha 6-Laranja

Atualmente a Linha 6-Laranja está em construção na sua chamada Fase I, com a previsão de abertura do primeiro trecho entre as estações Brasilândia e Perdizes no ano de 2026, em meados de outubro. Santa Marina, a estação a receber as portas, está dentro do trecho prioritário. Já o restante de Perdizes a São Joaquim, tem previsão para o ano seguinte, 2027.