- Brasília–Luziânia (R$ 6,5 milhões)
- Salvador–Feira de Santana (R$ 6,6 milhões)
- Londrina–Maringá (R$ 5,6 milhões)
- Ligações metropolitanas em São Luís, Fortaleza e Pelotas
A expectativa é que algumas dessas iniciativas avancem para audiência pública ainda no segundo semestre de 2025.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes em exercício, George Santoro, durante o seminário Logística Verde, realizado nesta quarta-feira (10), em Brasília. O evento destacou o papel estratégico das ferrovias no futuro da logística nacional.
Santoro reforçou a importância de incluir o setor de transportes na agenda de financiamento verde do país. Segundo ele, o modal ferroviário é o que mais pode atrair recursos por meio da taxonomia verde, instrumento que define critérios sustentáveis para investimentos. “Incluir o setor nas regras obrigatórias é fundamental para aproveitar esse potencial. Os primeiros projetos de trem intercidades já deverão operar com biocombustíveis”, afirmou.
- Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico): trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), com 25,4% de execução e mais de 6,6 mil trabalhadores. A previsão é entregar 130 km entre Mara Rosa e Crixás até julho de 2026, quando deve ocorrer o leilão da ferrovia.
- Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II): entre Caetité e Barreiras (BA), já com 70,5% de execução, devendo alcançar 75% até o fim de 2025.