Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linha 15-Prata pode entrar em pacote de concessão das linhas 19 ou 20

19.08.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 19/08/2024

O programa de mobilidade urbana do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem sido um dos mais ambiciosos já lançados e prevê a concessão de todo o sistema sobre trilhos de São Paulo.

Há atualmente quatro lotes de projetos sendo tocados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, o primeiro deles a concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, o segundo o lançamento do TIC Sorocaba e a revisão dos projetos do TIC São José dos Campos e Santos, e o terceiro, a concessão das linhas 10 e 14 de trens metropolitanos.

O quarto lote, embora mais distante, é talvez o de maior complexidade. Ele envolve o lançamento das linhas 19-Celeste ou 20-Rosa, mas pode ser mais amplo, incluindo a privatização do próprio Metrô.

Segundo informações vistas pelo site, uma das hipóteses avaliadas é incluir a Linha 15-Prata no pacote.

O ramal de monotrilho, que deveria ter sido concedido à iniciativa privada em 2019, mas foi impedido por uma decisão atrapalhada de um juiz, voltou à estaca zero recentemente após o governo encerrar o processo por falta de interesse da CCR, empresa que havia vencido o leilão.

Desestatização?

O governador Tarcísio já reconheceu em algumas ocasiões que planeja mudar o perfil da Companhia do Metropolitano de São Paulo, conhecida como “Metrô”. Há ideias de transformá-la numa empresa de estudos e projetos e também de torná-la parcialmente privada ao leiloar parte de suas ações.

No entanto, o tema é complexo já que a companhia opera quatro ramais importantes na malha enquanto projeta várias outras linhas e toca obras nas linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro.

Como acomodar todos esses ativos de forma eficiente é o grande desafio e aí pesam decisões como priorizar ou não a Linha 20-Rosa ou a Linha 19-Celeste, de projeto mais adiantado.

Será preciso também incluir a extensão da Linha 2-Verde e investimentos na Linha 15-Prata, de acordo com dados do governo.

As linhas 19 e 20 deverão ser a princípio alvo de projetos de parcerias público-privadas, mas isso dependerá de uma possível “privatização do Metrô”.

O cronograma da Secretaria de Parcerias em Investimentos indica que o estudo final sobre a desestatização do Metrô deverá ser concluído em setembro.

Após isso, o governo espera decidir como oferecerá esses ativos ao mercado até novembro e em seguida iniciar apresentações, audiências e consultas públicas antes da publicação do edital em março de 2025.