Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linha 16-Violeta unida à Linha 6-Laranja? É o que sugere governo em mapa

20.06.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 20/06/2024

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem sido célere em lançar projetos de concessões sobre trilhos e isso tem “inundado” o mercado com informações variadas e muitas vezes conflitantes.

Uma delas surgiu dias atrás quando a Secretaria de Parcerias de Investimentos (SPI) publicou a apresentação usada na audiência pública de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

No meio do documento foi divulgado um mapa bastante abrangente da malha metroferroviária prevista para 2050. E nele as linhas 6-Laranja e 16-Violeta apareceram se encontrando na futura estação Parque da Mooca.

Acima o novo mapa mostrando a Linha 6 e a Linha 16 se encontrando em Parque da Mooca. Abaixo o mapa anterior

Trata-se de uma revisão considerável do plano original, que prevê que a Linha 16 só termine na região do Jardim Paulistano, conectada à Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire.

Ou seja, a mudança suprimiria sete estações e duas importantes conexões (além da Linha 4 também com a Linha 1 e 2 em Paraíso). O mapa, portanto, dá a entender que a extensão leste da Linha 6-Laranja, já em negociação com a Linha Uni, sua concessionária, assumirá o papel de levar os passageiros até o centro da capital.

Não é, contudo, a única alternativa estudada pelo governo já que o Metrô havia revisado o traçado da Linha 16 recentemente. Um mapa divulgado pela companhia no relatório integrado de 2023 mostra o ramal em um trajeto mais ao sul após a passagem por Parque da Mooca.

As futuras estações Lins de Vasconcelos e Independência mantiveram os nomes mas com locais diferentes enquanto Aclimação seguiria na mesma área. Com isso, três das quatro estações da Linha 6 após São Joaquim não conflitariam com a Linha Violeta.

Mas o novo mapa parece refletir um outro pensamento em que a Linha 16 deixaria de “concorrer” com a Linha 6 na região central e em vez disso passaria a ser uma espécie de extensão dela.

Na prática isso resgata a ideia original da Linha Laranja, cuja segunda fase previa sua chegada ao extremo da Zona Leste. O Metrô, no entanto, decidiu planejar outro ramal alternativo após o projeto da Linha 6 tornar-se uma PPP (Parceria Público-Privada).

É importante, porém, relevar a precisão desses mapas e apresentações num momento em que há muito sendo analisado, estudado e proposto. O próprio governo acaba por compartilhar material que mostra cenários diferentes, como ocorre com a Linha 14-Ônix, planejada pela CPTM.

No mapa de 2050, o ramal que ligará a Linha 10-Turquesa à Linha 13-Jade termina na futura estação Bonsucesso enquanto em outro documento a ligação é feita na estação Guarulhos-CECAP.

Como se vê, muita coisa ainda pode ocorrer até que esses planos sejam de fato confirmados.