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Logística é o principal entrave para a produção agropecuária em MT, dizem especialistas e produtores

22.10.2019 | | Notícias do Mercado

Dos 30 mil quilômetros de rodovias estaduais de MT, apenas 6,5 mil estão pavimentados. Há ainda 100 mil quilômetros de estradas vicinais sem pavimento.

 

Investimento em estradas contribui para o escoamento da produção agrícola no estado — Foto: Rota do Oeste/Divulgação

Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. Para esta safra está prevista a produção de 33 milhões de toneladas. O setor é responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) toda essa produção esbarra num problema que persiste há anos: o escoamento.
Edeon Vaz, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, explica que o estado tem mais de 30 mil quilômetros de estradas estaduais. Desse total, apenas 6,5 mil quilômetros são pavimentados. E dos trechos asfaltados, muitos estão em más condições de trafegabilidade.
Em nível de municípios, calcula-se que haja em torno de 100 mil quilômetros de estradas vicinais sem pavimento.

A logística, segundo o presidente da Aprosoja, Antônio Glavan, é um dos fatores que encarecem o frete e, consequentemente, a produção agrícola no estado. “É o maior problema, enfrentado pelos produtores da porteira para fora”, afirmou.
De acordo com as avaliações realizadas pelo Movimento Pró-logística, para melhorar este cenário é preciso investir, não apenas em recuperação, mas abertura de novas estradas.
Além disso, segundo o movimento, o estado precisa trabalhar para que as ferrovias sejam concluídas.

Conclusão de trechos de ferrovia vai contribuir para o avanço da agricultura em MT — Foto: Reprodução

“É preciso que o trecho da Ferronorte entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde seja concluído. Assim como a Ferrogrão entre Sinop e Miritituba (PA) e Ferrovia Norte Sul até Água Boa e, posteriormente, Lucas do Rio Verde”, destacou Edeon.

Por outro lado, as rodovias federais evoluíram muito nos últimos anos. Segundo ele, os três ‘corredores’: BRs 163, 364 e 158 receberam muito investimento e tem conseguido fazer com que a produção estadual chegue aos portos.

 

Fonte: G1
Data: 19/10/2019