Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ministro dos Transportes coloca Fiol II como prioritário em 2024. Ligação entre Fiol III e Mato Grosso entra em estudo para concessão

11.01.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Bahia Economia
Data: 10/01/2024

O Ministério dos Transportes colocou como trechos de prioritários de ferrovia para este ano, a ligação  entre Caetité  e Barreiras, da Fiol II, com 485 km. O trecho já tem 66% da obra concluída e dois trechos em execução.

A informação é o do Ministro dos Transportes, Renan Flho, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10).

O ministro também colocou como prioridades da pasta para este ano a ligação ferroviária entre  Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), da Fico, com 363 km e um novo trecho da ferrovia Transnordestina, de Salgueiro até o Porto de Suape.

Na coletiva, Renan colocou o trecho da Fiol I, entre Caetité e Ilhéus como equacionado, já que há previsão da Bamin concluir o trecho em 2027.

A apresentação do Ministério ainda garantiu que o Plano Nacional de Ferrovias será apresentado no primeiro semestre deste ano.

Por outro lado, chamou atenção na apresentação do ministro a ligação entre Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e  Caetité na Bahia.  O governo estuda incluir no pacote da Fiol um trecho adicional da Fico (a Fico 2), que iria de Água Boa até Lucas do Rio Verde (MT). O portal Bahia Econômica já entrou em contato com o MT para ter maiores informações.

O governo quer ainda dar prosseguimento aos seguintes estudos para concessões:

Corredor Arco-Norte (Ferrogrão)

EF-118 (Rio-Vitória)

Corredor Leste – Oeste (Lucas do Rio Verde – Caetité)

Transporte Ferroviário de Passageiros – 6 trechos

Malha Centro-Leste (FCA),

Malha Nordeste (FTL), Malha Sul (Rumo) e Ferrovia Tereza Cristina (FTC)

Trem Intercidades (TIC)