“A possibilidade de expor o desenvolvimento da Ferrovia de Carga no Brasil, que durante muitos anos vivenciou uma forte defasagem técnica. É motivador mostrar que estamos recuperando o tempo perdido.”
A MRS possui dois cases inscritos!
A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.
Nossa produção é diversificada, entre as principais cargas que transportamos estão: contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.
A companhia foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. Nossa malha conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que confere à nossa operação uma importância econômica diferenciada.
Armando Sisdelli
Engenheiro Mecânico formado na EESC-USP em 1985, com especialização em Transporte Ferroviário de Carga no IME em 2006, atua área de Material Rodante há mais de 34 anos com ênfase em pesquisa, desenvolvimento e projeto de vagões e de seus componentes, instrumentação com foco em aumento de velocidade, interface roda trilho e melhoria no desempenho de vagões e dos trens.
Felipe Moreira
Engenheiro Mecânico formado na UFMG em 2003, se dedicou em cursos na área de transporte ferroviário.
Atua na execução de projetos de novos vagões, homologação de componentes e subsistemas ferroviários, análises e soluções na manutenção ferroviária.
João Serpa
Especialista em Transporte de Carga ferroviário pela IME – Instituto Militar de Engenharia, atua na seleção e implementação das melhores práticas de manutenção da Via, planejamento estratégico, definição de políticas e padrões de manutenção e operação de equipamentos especiais.
Maron Rachid
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais em 1986, atua como especialista ferroviário na Gerência de Estratégia de Manutenção do Material Rodante.
Lucas Valente
Engenheiro Mecânico formado na UFJF, mestrando em Engenharia de Transportes no IME, atua área de Material Rodante com ênfase em dinâmica ferroviária utilizando software multicorpos e instrumentação com foco em aumento de velocidade, contato roda trilho e melhoria no desempenho de truques.
Daniel Ferreira
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com especialização em Transporte Ferroviário de Carga pelo Instituto Militar de Engenharia, tendo toda sua carreira construída na MRS Logística.
Em agosto de 2019 retornou à Operação Ferroviária onde atua à frente da Coordenação de Programação de Trens.
Fonte: Revista OE
Data: 13/02/2020