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Nova revisão da rede sobre trilhos aponta Linha 5-Lilás chegando até a estação São Carlos

07.08.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portal Metrô CPTM
Data: 04/08/2023

Projetos metroviários podem ser modificados ao longo do tempo. As revisões são realizadas visando uma melhoria da performance da rede ao mesmo tempo que depois projetos são conjugados aprimorando a capilaridade do sistema.

Em palestra realizada no fórum Interoperabilidade sobre Trilhos foi apresentada uma atualização da rede futura onde a Linha 5-Lilás sobre modificação no seu traçado na ponta nordeste.

Segundo o novo mapa, a Linha 5-Lilás deixaria de atender a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa e que seria o futuro ponto inicial da Linha 15-Prata. Com isso a linha seguiria ao norte atingindo a estação Parque da Mooca/São Carlos.

O traçado antigo até a estação Ipiranga contaria com duas estações intermediárias a partir de Chácara Klabin, a estação Ricardo Jafet e a estação Bom Pastor. Na nova versão, a Linha 5-Lilás parte de Chácara Klabin e vai diretamente para São Carlos em paradas intermediárias.

Nesta atualização a Linha 5 faria integração com outros trechos da malha como a Linha 10-TurquesaLinha 6-Laranja, cuja expansão está sendo negociada com o governo do estado, a Linha 13-Jade e a futura Linha 16-Violeta.

O projeto também traz como característica a possibilidade de eliminar parte da extensão sul da Linha 13-Jade que se conectaria à Linha 5-Lilás na estação Bom Pastor.

Fato é que a região centro-sudeste de São Paulo é bastante volátil em termos de expansão de transporte. Linhas que originalmente não passariam pela região tem suas extensões cogitadas para cortar o local que tem alto potencial econômico.

A solução definitiva para a região parece estar longe de mostrar sinais de solidez. Mas, é importante que nesta etapa possam ser exploradas as possibilidades de atendimento metroferroviário compatíveis com a região e seu exponencial crescimento após a adoção dos projetos no território.