Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Plasser do Brasil: cinco prêmios RF e um novo padrão de manutenção

20.10.2025 | | Notícias do Mercado

 Fonte: Revista Ferroviária
Data: 16/10/2025

Plasser do Brasil venceu em duas categorias do Prêmio Revista Ferroviária 2025. Pela quinta vez consecutiva, a empresa foi eleita a Melhor Fabricante de Equipamentos de Construção e Manutenção de Via Permanente. Na categoria Ferroviário Padrão da Indústria, o especialista de Manutenção Sênior, Augusto César Araújo, foi o grande o vencedor.

Para o CEO da Plasser do Brasil, Victor Araújo, os troféus celebram a fase atual da empresa, que estabeleceu como meta, nos últimos anos, a modernização de sua infraestrutura e o desenvolvimento de novos modelos de negócios, com o objetivo de atender com mais excelência o mercado brasileiro. Há dois anos, foi inaugurada a sede dos serviços de manutenção em Hortolândia (SP), um espaço com 5 mil metros quadrados, linhas para a chegada e saída de máquinas e estrutura para garantir a melhoria da vida útil dos equipamentos de via que operam nas ferrovias brasileiras.

Os investimentos, segundo ele, vão ao encontro do domínio de presença das máquinas amarelas da Plasser & Theurer no Brasil. Mais de 90% dos cerca de 1 mil equipamentos de manutenção de via em operação no país foram fabricados pela P&T nos últimos 50 anos. “São máquinas que funcionam há décadas, e que podem ter seu potencial redefinido se os ciclos de manutenção e reforma forem feitos de forma planejada e com conhecimento técnico”, diz Araújo.

No portfólio da Plasser do Brasil está o pacote de serviços Maintenance Service Agreement (MSA), que reúne um conjunto de ações que combina tecnologia e expertise da fabricante. A ideia é que o desempenho e as demandas de manutenção dos equipamentos sejam metas alcançáveis (e mensuráveis) para as ferrovias que os operam.

Com o MSA, a equipe da Plasser do Brasil faz a gestão ativa e a análise remota das máquinas na via (através do sistema digital Plasser Datamatic), garante a disponibilidade de peças para reposição, a detecção preventiva de falhas e defeitos para soluções mais ágeis e repara danos imprevisíveis de qualquer componente. Soma-se a isso a oferta de serviços de acordo com o manual do fabricante, com componentes originais e uma rotina de manutenção a cada 250 horas de operação do motor.

“O pacote inclui ainda o processo de atualização do manual de manutenção e a documentação completa da máquina para o cliente, incluindo um relatório de auditoria semestral”, ressalta o diretor de Engenharia e Customer Service da Plasser do Brasil, Edgard Valente.

As novidades da Plasser se estendem à chegada de novas máquinas ao Brasil, entre elas um modelo inédito: a Unimat 09-8×4/4S, uma socadora com oito bancas de socaria independentes e que, pela primeira vez, vai operar em uma país da América. O destino é a ferrovia da Rumo, que adquiriu o equipamento para atuação na bitola larga (malhas Norte e Paulista).

A máquina promete elevar o padrão de manutenção de via no Brasil, diz Victor Araújo. “É um momento histórico para o segmento de via em nosso país. Será a estreia de um padrão que combina produtividade, precisão digital, flexibilidade e sustentabilidade”.

O modelo 8X4 da série de socadoras 09/4S da Plasser & Theurer conta com bancas de socaria projetadas para oferecer nivelamento, alinhamento e compactação da via com sensores que monitoram cada ajuste em tempo real tanto na linha corrida quanto em AMVs. Em desvios, onde a manutenção de via costuma ser mais complexa, a atuação da socadora é diferenciada, o que explica a inovação que a ferrovia brasileira está prestes a vivenciar, destaca Araújo.

Grande e pequeno portes

A Plasser & Theurer é a única fabricante no mundo a oferecer uma linha completa de máquinas para assentamento e manutenção de via. Com soluções que cobrem praticamente todas as intervenções em ferrovias, a empresa reúne desde socadoras e reguladoras até sistemas completos de alta capacidade e 200 metros de comprimento.

As máquinas de pequeno e médio porte da Robel, empresa do grupo P&T, completam o portfólio, e são indicadas para uma manutenção versátil, flexível e pontual na via, uma vez que são mais fáceis de serem deslocadas. Movidas através de baterias, são também econômicas e sustentáveis, contribuindo para as metas de redução de emissão das operadoras ferroviárias. A Plasser do Brasil é a representante oficial da Robel no país.

No site da Plasser do Brasil, é possível ter acesso a todo o portfólio de máquinas P&T e Robel: https://brazil.ptpartner.netzerei.at/pt/home/start

Augusto César Araújo começou sua carreira como aprendiz de operador em 1982. Foi naquele ano que subiu pela primeira vez numa “amarelinha”, como chama carinhosamente as máquinas Plasser & Theurer. O período foi marcado pela construção da Estrada de Ferro Carajás.

Em 1986, Augusto já era mecânico de Manutenção na Companhia Vale do Rio Doce. Sua especialização? Máquinas Plasser. Em 2015, se aposentou, mas não conseguiu ficar longe da ferrovia. Voltou a trabalhar com equipamentos de manutenção de via, dessa vez como funcionário da Plasser do Brasil.

Seu profundo conhecimento técnico foi o caminho para construir um legado de excelência na empresa. Hoje, como especialista de Manutenção Sênior, Augusto é unanimidade não só na companhia, mas também em Carajás, onde fez história. Para ele, o trabalho é mais que uma profissão; é um compromisso com o futuro da ferrovia. “Tudo o que conquistei, tudo o que tenho, devo a esse setor. Minha missão é compartilhar conhecimento e preparar a nova geração para dar continuidade a essa história”, diz.

A votação na categoria Ferroviário Padrão da Indústria é aberta a todo o mercado, o que demonstra o reconhecimento que Augusto conquistou no setor ferroviário. Emocionado com a premiação, o especialista contou que estava pensando em se aposentar de verdade, mas mudou de ideia. “Agora terei que continuar. É o que gosto de fazer, minha vida está na ferrovia”.