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Presidente da CPTM participa do ABIFER Conversa

19.09.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portal Metrô CPTM

Data: 19/09/2023

Com suas atuais linhas e mesmo projetos na mira de concessões do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a CPTM vive um momento de indefinição quanto ao seu futuro. No entanto, para Pedro Tegon Moro, no cargo de presidente desde 2019, o expertise acumulado pela companhia não será perdido.

Em entrevista à ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) nesta segunda-feira (18), Moro comentou sobre a situação da CPTM diante dos planos de concessão que envolvem as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e até mesmo a 14-Ônix, ainda em estudo.

Durante a live “ABIFER Conversa”: Vicente Abate, presidente da ABIFER; Ana Lúcia Lopes, jornalista  e Pedro Moro, presidente da CPTM.

Para assistir a live na íntegra, clique aqui.

Segundo ele, o atual governo tem ciência da importância da companhia de trens metropolitanos, que completou 30 anos em 2022 e teve a missão de recuperar a infraestrutura ferroviária herdada da Fepasa e CBTU.

“Há um papel muito importante para o estado controlar tudo o que é transporte sobre trilhos e a CPTM tem um papel pela expertise que não pode ser deixado de lado”, disse.

Em sua visão, a CPTM deverá participar de uma potencial agência reguladora do transporte sobre trilhos além de gerenciar os projetos de ligações ferroviárias atualmente em estudos e que incluem trens entre cidades do interior do estado.

Como este mostrou recentemente, a gestão Tarcísio tem um programa de concessão de ramais sobre trilhos que pretende repassar todas as linhas atuais e futuras para operadores privados.

Passageiros pagantes já superam os números pré-pandemia

Pedro Moro também revelou algumas informações interessantes, como  o patamar de demanda das linhas da companhia atualmente. Segundo ele, o número de passageiros pagantes já é maior do que o de 2019, ano anterior à pandemia do Covid-19.

De acordo com dados da companhia, o usuário da CPTM se desloca em média 18,5 km por viagem, um número bastante elevado.

“Nós vamos buscar as pessoas nos lugares mais distantes e são pessoas que acabam tendo menos opção de fazer um home-office ou tem uma necessidade maior de vir para São Paulo (capital) e a forma mais barata, mais rápida e eficiente de se locomover é a CPTM”.

Segundo ele, os totais absolutos ainda não foram recuperados por conta das transferências com o Metrô, que está num patamar menor de demanda.

Linha 14-Onix (STM)

Viagens mais rápidas

Pedro também fez questão de observar que três das linhas da empresa não só estão com menores intervalos, mas também realizando viagens mais rápidas. O ganho médio de tempo foi de cerca de 10% nas linhas 10 e 11 e de 15% na Linha 12, que passou por várias obras de modernização.

A empresa voltou a tocar o projeto de sinalização CBTC nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral e está priorizando a primeira por conta de um processo parecido do Metrô na Linha 3. Mas Pedro garantiu que em 2024 o trabalho chegará à Linha 11 também.

Além disso, o presidente da CPTM revelou que quatro estações das linhas 10 e 12 serão modernizadas e ganharão acessibilidade em 2024. Atualmente, 43 das 57 já contam com esse atributo enquanto duas estão em obras.

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Já sobre um possível “investimento” de R$ 50 milhões na Linha 11-Coral, Pedro Moro esclareceu se tratar de uma verba associada ao contrato de Parceria Público-Privada que gerencia os 36 trens da Série 8000.

Essas composições foram fabricadas pela CAF e são mantidas pelo Consórcio CTrens por um período de 20 anos. Elas deveriam operar apenas na Linha 8, mas com a concessão para a ViaMobilidade, as unidades foram realocadas na Linha 11.

“Esses R$ 50 milhões que o governo passou para a CPTM é para cumprir as obrigações desse contrato de concessão, então não é para nenhyma obra específica”, explicou Moro.