Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Projeto de trem rápido entre Porto Alegre e Gramado é detalhado ao governo gaúcho

15.04.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Terra
Data: 12/04/2024

Durante uma reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, realizado na quinta-feira (11), as empresas responsáveis detalharam o projeto de um trem que ligará Porto Alegre a Gramado, na Serra Gaúcha, ao governo do Rio Grande do Sul.

O projeto visa percorrer os 84 quilômetros que separam as cidades por meio de um trem expresso com capacidade para aproximadamente 250 lugares, com tempo estimado de viagem em uma hora. A proposta surge como alternativa aos congestionamentos frequentes na BR-116 e nas áreas centrais de Gramado e Canela, devido ao intenso fluxo turístico na região, prevendo-se um movimento de 1 milhão de passageiros por ano em cada trecho.

As empresas responsáveis pelo projeto – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital e SulTrens – detalharam os aspectos legais e estruturais para a implementação do trem. Durante a reunião, foram apresentados estudos sobre demanda, turismo, engenharia e topografia da região. As três rotas propostas passam por áreas rurais, tendo como ponto de partida o entorno do aeroporto Salgado Filho, na capital.

Um dos desafios enfrentados pelo projeto é a logística devido às características geográficas da Serra. No entanto, as empresas garantiram estar familiarizadas com a tecnologia necessária para percorrer o trajeto, citando inclusive a existência de uma ferrovia que ligava as duas cidades na década de 1960, e destacando os avanços na engenharia desde então. Foram abordadas também questões relacionadas à segurança, incluindo exemplos de sinalização em cruzamentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou a crescente demanda turística na região e a importância do transporte ferroviário como uma realidade em lugares desenvolvidos.

Ele ressaltou que a iniciativa não só atrairia mais turistas, mas também novos investidores para o estado.

Quanto às próximas etapas, o secretário Polo explicou que na próxima semana será realizada uma avaliação interna do material apresentado, seguida de discussões com os municípios impactados pelo projeto. O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, enfatizou a importância do envolvimento do governo em todas as fases do projeto.