07.03.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Um consórcio composto por dois grupos empresariais — o brasileiro Comporte e a estatal chinesa CRRC — venceu o leilão do trem que ligará São Paulo a Campinas.
A Comporte Participações S.A. pertence à família Constantino, que fundou a Gol Linhas Aéreas, e administra diversas empresas de transporte rodoviário e urbano de passageiros e de cargas. Na lista das companhias que controla, estão:
· BluMob
· BR Mobilidade Baixada Santista
· Empresa Cruz
· Expresso Caxiense
· Expresso de Prata
· Grande Bauru
· Maringá do Vale
· Penha
· Piracicabana
· Princesa
· Tex Encomendas
· União
· União Express
· Val Viação
O grupo também tem a concessão do metrô de Belo Horizonte (MG), conquistada em um leilão que teve uma única proposta.
A Comporte Participações S.A iniciou suas atividades em 10 de junho de 2002 para unificar a gestão das empresas que participa ou controla como sócia ou acionista. É uma companhia de capital fechado.
Com sede em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista, o grupo tem hoje mais de 10 mil funcionários. Atingiu a receita líquida de R$ 2,9 bilhões em 2023, segundo o relatório demonstrações financeiras individuais e consolidadas, divulgado no seu site.
O resultado é 18% superior ao atingido em 2022. No documento também consta que “em meio a um cenário repleto de desafios econômicos, ambientais e sociais, em 2023 o Grupo Comporta se empenhou em promover um crescimento sustentável das suas atividades nas empresas que compõem o grupo, que hoje juntas possuem uma frota de mais de seis mil veículos, atendendo um total de 80,7 milhões de pessoas em mais de 70 cidades, em 16 estados”.
A CRRC é uma estatal chinesa que fabrica trens e materiais ferroviários. É considerada uma das maiores empresas do mundo no setor, com 180 mil funcionários e 46 subsidiárias. Já forneceu trens para a Supervia e o metrô do Rio de Janeiro.
A companhia, com sede em Pequim, na China, tem rendimento anual de US$ 37,8 bilhões (R$ 187 bilhões), ocupando o 266º lugar de top 500 da Fortune do mundo, segundo descreve eu seu site.
Seu foco é a produção de equipamentos de transporte ferroviário, infraestrutura urbana e indústria de serviços.
Na lista dos países que já compraram trens fabricados pela companhia, estão: Alemanha, Suíça, Japão, Estados Unidos, México, Portugal e Turquia. Nos últimos anos, saiu vencedora de leilões para construir linhas de metrô em Medellín e Bogotá.
Nos EUA, a fabricante enfrenta turbulência devido a uma lei criada durante o governo do ex-presidente Donald Trump, que proíbe que agências de trânsito usem recursos federais para comprar vagões fabricados por estatais chinesas.
Em seu portfólio constam locomotivas elétricas e a diesel, trens de alta velocidade, unidades elétricas e a diesel múltiplas, carros de Metrô, veículos ferroviários leves, ônibus, vagões e máquinas de trilhas.
No Brasil, a CRRC forneceu os trens para o MetrôRio e SuperVia, no Rio de Janeiro (RJ). Em 2019, 40 trens da companhia foram tirados de circulação devido a problemas nas caixas de tração dos trens. Em São Paulo, a CRRC é a fabricante dos trens da série 2500 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).