20.07.2026 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: Gazeta de S. Paulo Data: 18/07/2026
Segundo o diretor-executivo da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, a mudança ocorreu porque o Ibama demorou na elaboração dos termos de referência necessários para o avanço do processo ambiental. De acordo com o executivo, o órgão estava concentrado em outras demandas relacionadas ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o que provocou um atraso estimado em cerca de um ano e meio.
Com a revisão, o início das obras, inicialmente previsto para 2028, poderá ocorrer apenas no fim daquele ano ou ao longo de 2029. A alteração no cronograma ocorre enquanto o empreendimento busca consolidar sua estrutura de financiamento e concluir as etapas de autorização ambiental.
O projeto prevê uma ligação ferroviária entre as duas maiores capitais do Sudeste, com uma viagem estimada em cerca de 1h30, sem a necessidade de deslocamentos por aeroportos ou rodovias. O trem-bala deverá percorrer aproximadamente 417 quilômetros de ferrovia, com velocidade projetada de até 350 km/h.
“O Ibama estava sobrecarregado com as demandas do PAC (Programa de Aceleração de Investimentos). Então demorou mais 1 ano e meio para definir os termos de referência. A gente só conseguiu no final de 2025. Então, em função disso, a gente vai precisar de uma prorrogação do prazo para tirar a licença prévia. Originalmente, era previsto iniciar as obras em 2028. Mas agora pode ser até que comece mais no final de 2028 final ou em 2029. Com isso o início da operação ficará para 2033?, disse Bernardo Figueiredo em entrevista ao portal Poder 360.
Orçado inicialmente em cerca de R$ 50 bilhões, o empreendimento voltou a ser tratado como prioridade pelo Governo Federal após mais de uma década de discussões. Apesar do novo calendário, Bernardo Figueiredo afirmou que o adiamento não deve provocar aumento nos custos previstos para a implantação do projeto.