Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Veja como poderá ser a nova rede de Trens Regionais no estado de São Paulo

22.04.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 20/04/2024

CPTM está desenvolvendo um importante estudo que visa estruturar novas ligações regionais de passageiros ao longo do estado de São Paulo. O objetivo foi citado no Relatório Integrado de 2023 da companhia.

A proposta de ligações regionais vai além dos quatro trechos prioritários do Trem Intercidades que estão em programação, sendo eles Campinas, Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

A ideia é de que as novas linhas de trens regionais possam reestruturar a malha ferroviária ao longo do estado. Até a década de 90, a FEPASA, estatal ferroviária paulista, cuidava do serviço até ser alienada e privatizada.

Em 2023, a CPTM deu prosseguimento aos preparativos para o edital de simulação da nova rede e o modelo de demanda da Macrometrópole Paulista. Além disso, corre em paralelo a revisão do estudo de trens regionais existentes.

Em 2024 a CPTM pretende concluir a estrutura das ligações regionais de passageiros no estado de São Paulo. Este é um passo importante para delinear as propostas de rede no longo prazo.

Assim como o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), o novo modelo deverá servir de diretriz para que o poder público efetue seu planejamento, realizando as obras ou delegando à iniciativa privada, por meio de concessão, sua implantação.

O plano de ligações regionais previa quatro linhas principais e seis linhas transversais que atenderiam as principais cidades do estado. Este estudo deverá ser revisto e amadurecido.

Em 2013, a companhia previa estender os quatro eixos hoje em processo de concessão além de criar novas ferrovias que não passavam pela capital como a linha entre Sorocaba e São Joaquim da Barra ou o ramal entre Ourinhos e Franca.

O novo estudo, no entanto, deverá apresentar uma malha diferente, fruto das mudanças econômicas e sociais dos últimos anos.