Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Vice de Doria afirma que Trem Intercidade é prioridade em programa de concessões do Estado

22.10.2019 | | Notícias do Mercado

Rodrigo Garcia lembrou, no entanto, que projeto depende da prorrogação da concessão da malha ferroviária da Rumo e da MRS Logística

 

A prioridade nas concessões do Governo de São Paulo é o Trem Intercidades, que deverá ligar São Paulo a Campinas.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira, 18 de outubro de 2019, pelo vice-governador Rodrigo Garcia, durante evento empresarial.

Apesar de afirmar que o modelo para o projeto do TIC já está pronto, Garcia, que preside o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado de São Paulo, reconheceu que o governo paulista ainda depende de decisões do Governo Federal, do presidente Jair Bolsonaro.

Nós dependemos de uma ‘certidão de nascimento’ do trem intercidades, que é a prorrogação da malha ferroviária da Rumo e da MRS Logística, que são concessionárias federais, para que, nessa renovação, São Paulo tenha o direito de passagem e de uso dos trilhos”, afirmou Garcia segundo o jornal Valor Econômico.

Garcia espera que, até o final do ano, esse contrato estará renovado.

Garcia citou também, como prioridades do programa de concessões do Estado, as concessões das linhas 8 e 9 da CPTM em São Paulo.

Como mostrou o Diário do Transporte, o projeto do Trem Intercidades (São Paulo-Campinas-Americana) foi apresentado em Londres pelo governo paulista, em evento organizado pela Embaixada do Brasil no Reino Unido. A comitiva paulista, liderada por Rodrigo Garcia, esteve em giro pela Europa nomeio de setembro “vendendo” vários projetos de concessão para a iniciativa privada e bancos e fundos de investimento.

TREM INTERCIDADES TERÁ AUDIÊNCIA EM JANEIRO

Como mostrou o Diário do Transporte, em evento no Arena ANTP, realizado na última semana de setembro, o Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, afirmou que em janeiro o Trem Intercidades entre São Paulo, Jundiaí, Americana e Campinas terá a realização de uma audiência pública para que a iniciativa privada assuma os projetos, obras e operação.

A linha será a primeira de um pacote de trens que vão ligar diferentes regiões metropolitanas. O projeto vai englobar também a concessão da linha 7 Rubi da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Representando o Secretário Alexandre Baldy, Galli ainda disse que o Governo do Estado de São Paulo elabora o PITU – Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2040 com algumas prioridades, como expansão do Metrô para cidades vizinhas da capital e ampliação dos corredores de ônibus metropolitanos.

Outro objetivo é integrar a região com uma tecnologia única de Bilhetagem Eletrônica.