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VLI registra movimentação recorde de fertilizantes no Tiplam com 285 mil toneladas em setembro

27.10.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária
Data: 24/10/2025

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, registrou em setembro a maior movimentação mensal de fertilizantes da história do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP). Foram descarregadas 285 mil toneladas de insumos importados provenientes de mercados como América do Norte, Oriente Médio e China. As cargas tiveram como destino polos produtores do agronegócio em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.

A empresa é atualmente a maior transportadora ferroviária de fertilizantes do país, respondendo por 90% dos fluxos de enxofre, rocha fosfática e amônia.

O Tiplam integra o Corredor Sudeste da VLI, que conecta os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, atuando como ponto estratégico para importação e exportação. Em maio deste ano, a companhia concluiu a ampliação do calado dos berços do terminal, o que permite a operação de embarcações de maior porte. A medida já resultou em um novo marco operacional: a movimentação do maior volume de insumos para fertilizantes em um único navio, com 72,6 mil toneladas.

“Mais que um registro numérico, a movimentação recorde de insumos para fertilizantes no Tiplam ilustra nosso foco no atendimento aos clientes do segmento e a contribuição da companhia ao agronegócio brasileiro, em todas as fases do processo — do plantio à exportação, uma vez que movimentamos grãos em todos os nossos corredores logísticos. Continuamos focados em segurança e na excelência operacional, para conseguir resultados cada vez mais positivos e gerar valor ao negócio dos nossos clientes”, afirmou Gabriel Fonseca, gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI.

Além do Corredor Sudeste, a VLI transporta insumos para fertilizantes em outros dois corredores logísticos: o Leste, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica — controlada pela companhia — e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a empresa passa por processo de transição para a operação como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C); e o Norte, que liga o Tocantins aos portos de São Luís (MA), via tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul — também sob controle da VLI — e a Estrada de Ferro Carajás, por onde as composições da companhia circulam por direito de passagem.