Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

3º Encontro Internacional – Operação dos meios de pagamento em transportes europeus

20.10.2020 | | Notícias do Mercado

ABORDAGEM:

Em tempos de pandemia, a Europa implementou importantes protocolos para assegurar o retorno das pessoas aos Transportes Públicos. Inúmeras medidas de melhoria operacional foram adotadas em todos os modos de transporte, como cuidados com a higiene e segurança dos passageiros e tripulações, bem como ações concretas para sustentabilidade financeira dos operadores. Destacam-se, dentre as ações operacionais e econômicas, os ganhos obtidos com as melhorias introduzidas na integração da bilhetagem eletrônica que propiciaram um sistema aberto e interoperável.

Instituto de Engenharia, preocupado com o desenvolvimento do Brasil, e com a sustentabilidade dos Transporte Públicos em nossas cidades, convidou Tiago Faria, Presidente da OTLIS – Operadores de Transportes da Região de Lisboa, para descrever a implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, sem contato, e interoperável na Região Metropolitana de Lisboa. Com os mesmos objetivos, mas com foco na operação, convidou Fausto Augusto Gonçalves de Sá Marques, Diretor-geral da OTLIS.

Para troca de informações, foram convidados representantes da sociedade civil envolvidos com Transportes Públicos em cidades brasileiras, quais sejam: Joubert Fortes Flores Filho, Presidente da ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos; Eleonora Pazos, Diretora da UITP – União Internacional de Transportes Públicos; Otávio Vieira da Cunha Filho, Presidente da NTU – Associação Brasileira de Transportes Urbanos; Silvia Cristina Silva, Presidente da AEAMESP – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô. Durante o encontro, o público poderá levantar questões ou pedir esclarecimentos.

O evento será em formato de webinar, em que os dois palestrantes terão, cada um, 20 minutos para exposição das ações realizadas em Lisboa. Os Debatedores terão 20 minutos para colocarem as suas questões e os expositores terão 30 minutos para dar os esclarecimentos aos debatedores e às perguntas do público.

 

PÚBLICO-ALVO:

Engenheiros, técnicos, especialistas em mobilidade sustentável, bem como legisladores, em especial estudantes, e demais interessados.

 

PROGRAMAÇÃO:

Abertura:

Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia

Expositores:

Tiago Faria – Presidente da Operadores de Transportes da Região de Lisboa (OTLIS)

Fausto Augusto Gonçalves de Sá Marques – Diretor-Geral da Operadores de Transportes da Região de Lisboa (OTLIS)

Debatedores:

Joubert Fortes Flores Filho – Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)

Eleonora Pazos – Diretora da União Internacional de Transportes Públicos (UITP)

Otávio Vieira da Cunha Filho – Presidente da Associação Brasileira de Transportes Urbanos (NTU)

Silvia Cristina Silva – Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP)

Moderador:

Ivan Metran Whately – Diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia

Encerramento:

Miriana Pereira Marques – Vice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia

 

CONVIDADOS:

Expositores:

Tiago Farias

Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Como gestor desempenhou ao longo da última década os cargos de membro do conselho de administração da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, Diretor Municipal de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Lisboa, e Presidente do Conselho de Administração das empresas CARRIS, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa. Desempenha atualmente os cargos de Presidente do Conselho de Administração da CARRIS (Companhia Carris de Ferro de Lisboa, EM SA), operador de transporte público urbano de superfície da cidade de Lisboa, e Presidente da OTLIS – Operadores de Transportes da Região de Lisboa, ACE., entidade responsável por desenvolver, implementar e gerir o sistema de bilhetagem sem contato e interoperável da área metropolitana de Lisboa.

Fausto Sá-Marques

Diretor-Geral da OTLIS, ACE, desde Abril de 2018, membro do board of Directors do CNA (Calypso Network Association) Jurista de formação, integra desde 1996 como Técnico Superior, os quadros do Metropolitano de Lisboa, EPE. No Metropolitano de Lisboa desempenhou várias funções, nomeadamente como Técnico do Gabinete Jurídico e de Contencioso (1996), Assessor do Secretário-Geral (1997) Chefe do Departamento de Clientes e Fiscalização (1997 a 2004), Chefe do Departamento de Clientes (2004 a 2015), Chefe do Departamento de gestão das estações (2017 a 2018). De maio de 2015 a março de 2017 foi responsável pela área de gestão Comercial e Bilhetagem da “Transportes de Lisboa”, organização que, neste período, integrou as empresas: Metropolitano Lisboa, Carris (Ônibus, Bondes e Elevadores) e Transtejo/Soflusa (ferries).

Debatedores:

Joubert Fortes Flores Filho

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Gerência de Energia na Escola de pós-graduação em Economia da FGV. Foi diretor Executivo de Engenharia e de Relações Institucionais e senior advisor do Metrô do Rio de Janeiro. É presidente da Associação Brasileira de Transportadoras de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), vice-presidente de Ferrovias da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), vice chairman da Divisão de Metrôs da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) na América Latina, vice-presidente e presidente da Comissão metro-ferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), conselheiro-primeiro do Conselho Diretor da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) e membro da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN). Outorgado com a Medalha Juscelino Kubitschek de Ordem do Mérito Grande Oficial do Transporte Brasileiro, conferida pela CNT (Confederação Nacional de Transportes).

Eleonora Pazos

Atualmente é diretora da Divisão Latino-Americana da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), sendo responsável pela expansão da UITP na América Latina, a fim de integrar políticas e estratégias locais no mercado mundial. Arquiteta e urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a posterior obteve o título de pós-graduação pela Universidade Politécnica de Madrid em “Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais”.

Otávio Vieira da Cunha Filho

Presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Foi empresário de transporte urbano de passageiros por mais de 40 anos, atuando no setor de transportes desde 1965. É membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Foi diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setransp/BH) e participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras.

Sílvia Cristina Silva

Engenheira Civil, cursando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atual presidente da AEAMESP, já atuou na entidade como Diretora Adjunta, foi membro do Conselho Deliberativo da Associação por duas gestões e foi membro da Comissão Organizadora da Semana de Tecnologia Metroferroviária, por diversos anos. Atuou como assessora na Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos na Coordenadoria de Planejamento e Gestão. Atua como especialista na equipe do Escritório de Projeto (PMO) da Gerência de Planejamento e Meio Ambiente. Acumula experiências na Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no Departamento de Licenciamento Ambiental e Mitigação de Impactos Ambientais, na Assessoria da Diretoria de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, entre outras atividades no Metrô de São Paulo em 34 anos.

Moderador:

Ivan Metran Whately

Graduado em Engenharia Civil e Arquitetura, especializado em Planejamento de Transporte. Trabalhou em empresas privadas e públicas do setor, acumulando experiência em projetos e gerenciamento de obras. Já exerceu as funções de assessor do presidente e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô-SP; assessor especial do secretário Municipal de Transporte; gerente de Projetos e Obras da EMTU; diretor de Projetos e Desenvolvimento Técnico da CPOS e diretor presidente da CPOS. Ocupou outros cargos, como superintendente do DAEE, presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do Departamento de Transportes Públicos da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA; diretor da Divisão de Projetos de Engenharia do Fundo de Construções da USP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor técnico da Secretaria de Estado dos Transportes; diretor do Departamento de Projetos de Engenharia de Transportes da SEEBLA e coordenador de Projetos da CET. Conselheiro e diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia.

 

REALIZAÇÃO:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Miriana Pereira Marques – Vice-presidente de Assuntos Internos

Eng. Ivan Metran Whately – Diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística

Eng. Fernando Portella – Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia

Arq. Flamínio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos

 

APOIO INSTITUCIONAL:

DATA

29/10/2020 (Quinta-feira)

HORA

10:45 – 12:30

LOCAL

Evento on-line

 

Fonte: Instituto de Engenharia