Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Eventos

jan
17
qui
36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos de Jundiaí @Parque da Uva (Pq. Comendador Antonio Carbonari)
jan 17@10:00 – fev 3@22:00
36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos de Jundiaí @ Parque da Uva (Pq. Comendador Antonio Carbonari)

A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Devido ao sucesso de público, que superou a casa dos 100 mil visitantes logo na primeira edição, pensou-se em construir um espaço especial para recebe-la. Sonho esse que virou realidade em 1953, com a inauguração do Parque Municipal Antônio Carbonari, localizado no bairro do Anhangabaú, logo em uma das entradas principais do Município.

A história da uva no Município é bastante antiga. Em 1669, quando o Município era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava em nossas terras produção e a venda de vinho de uva, vegetal que surgiu na região do Mar Cáspio, na Ásia, há milhões de anos.

Apesar dos registros do século 17, foi no final do século 19 que a produção se ampliou, com a chegada da variedade da Uva Isabel trazida pelos imigrantes italianos. Foram, entretanto, as uvas trazidas do Alabama, nos Estados Unidos, com o nome Niágara, as que mais se adaptaram no solo e condições climáticas jundiaienses. O destaque maior de produção veio em 1933 quando, a partir da uma mutação genética somática espontânea na região do Traviú, em meio à produção da Niágara Branca, surgiu uma variedade rosada, a principal uva da região.

A novidade chamou a atenção dos produtores e também do consumidor e elevou Jundiaí ao patamar nacional no que diz respeito à viticultura, sendo batizada como “Terra da Uva”.

Atualmente há em Jundiaí mais de 1500 propriedades agrícolas, cujas dimensões representam 52% do território municipal. Dessas propriedades, cerca de 500 produzem uva, em mais de 10 milhões de pés, que representam 30% de toda a uva produzida no Estado de São Paulo.

O destaque também vai à produção de vinho. A tradição chegou a Jundiaí na bagagem dos imigrantes italianos que aqui se instalaram no final do século 19. A produção artesanal, que inicialmente acontecia para o próprio consumo das famílias, foi ampliada e tipificadas, para as variedades tintos, brancos, roses, secos, suaves e frisantes. Atualmente há mais de 20 adegas produtoras de vinho, que atraem visitantes de todo país e do exterior para provar os vinhos jundiaienses.

A projeção internacional também se deu por conta do fornecimento do vinho jundiaiense para as missas realizadas no Brasil durante as visitas dos Papas Bento XVI e ao Papa Francisco, respectivamente, em 2007 e 2013.

fev
4
seg
Semana da Engenharia Metroferroviária @SEESP - Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo
fev 4@19:30 – fev 8@21:30

PROGRAMAÇÃO

 

1º Dia (04/02/2019)

Abertura e Moderação do Evento: MANOEL BASSINI CARVALHO (Presidente do IVIES) e MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO (Presidente do SEESP)

Abertura: SANDRO DE LIMA COMUNALLI – “Introdução à Semana de Engenharia Metroviária”

1º Palestrante: WILMAR FRATINI (Assessor da Diretoria de Operações do Metrô SP) – “A formação e capacitação da mão de obra para o setor metroviário”

2º Palestrante: VICENTE ABATE (Presidente da ABIFER) – “A relação da indústria com a demanda de mão de obra no setor metroviário”

3º Palestrante: CONRADO GRAVA DE SOUZA (Conselheiro da ANPTrilhos) – “Escassez da mão de obra qualificada no transporte sobre trilhos no Brasil”

 

2º Dia (05/02/2019)

Abertura e Moderação do Evento: MANOEL BASSINI CARVALHO (Presidente do IVIES)

Abertura: SANDRO DE LIMA COMUNALLI – “Introdução à Semana de Engenharia Metroviária”

1º Palestrante: RAFAEL DE ARAÚJO SILVA (Engenheiro Eletricista na Bombardier) – “Dificuldade em ter pessoas motivadas e capacitadas no setor de transporte sobre trilhos”

2º Palestrante: ANDREANS DE PAULA COIMBRA (ViaQuatro / ViaMobilidade) – “A necessidade de vocação, formação e capacitação no setor de transporte sobre trilhos”

3º Palestrante: FERNANDA DELLA COSTA (Ecóloga e Publicitária, CEO da Agência Share for the Future e Diretora do Hub Meta de Empreendedorismo e Negócios) – “Como as cidades inteligentes estão transformando a vida das pessoas ao redor do mundo”

 

3º Dia (06/02/2019)

Abertura e Moderação do Evento: MANOEL BASSINI CARVALHO (Presidente do IVIES)

Abertura: SANDRO DE LIMA COMUNALLI – “Introdução à Semana de Engenharia Metroviária”

1º Palestrante: JOSAFA ANDRADE NEVES (Engenharia Eletrônica e Docência ITA – FESJC) – “A importância da segurança em sistemas de sinalização metroviária”

2º Palestrante: AURÉLIO FERNANDES (Consultor especializado na Cadeia de Suprimentos de Sistemas Metroviários e Ferroviários) – “Cadeia produtiva Metroviária – Desafios e Oportunidades”

3º Palestrante: CLÁUDIO DE SENA FREDERICO (Engenheiro Consultor, 1º Gerente de Operações de São Paulo e Ex-Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de S. Paulo) – “Os desafios para a implantação da operação metroviária”

 

4º Dia (07/02/2019)

Abertura e Moderação do Evento: MANOEL BASSINI CARVALHO (Presidente do IVIES)

Abertura: SANDRO DE LIMA COMUNALLI – “Introdução à Semana de Engenharia Metroviária”

1º Palestrante: RENATA RAPOSO VERÍSSIMO (Coordenadora da Assessoria de Parcerias e Inovação – EMTU) – “Inovação aberta metropolitana”

2º Palestrante: CARLOS EDUARDO GENEROSO (Eng.  Mecânico, Supervisão Operacional do Metrô SP) – “AMTI – Autoridade Metropolitana de Transporte e Inovação”

3º Palestrante: CARLOS EDUARDO DE ANDRADE (Diretoria de Bilhetagem AUTOPASS)

“Meios, formas e soluções de pagamentos”

 

5º Dia (08/02/2019)

Abertura e Moderação do Evento: MANOEL BASSINI CARVALHO (Presidente do IVIES)

Abertura: SANDRO DE LIMA COMUNALLI – “Introdução à Semana de Engenharia Metroviária”

1º Palestrante: JORGE MARTINS SECALL (Professor e Consultor) – “Controle e automação na área metroviária”

2º Palestrante: PETER LUDWIG ALOUCHE (Consultor Independente nas Áreas de Tecnologia) – “Sistemas Metroviários de média capacidade: VLT ou MONOTRILHO”

3ª Palestrante: Prof.ª Dra. ILONA BAKOCS SCHIFFER (Assessora Executiva – GPP – CPTM) – “Sistema de transporte sobre trilhos – Material Rodante / Via Permanente”

fev
6
qua
Workshop de Vagões Ferroviários 2019 @Parque Botânico da Vale (São Luís - MA)
fev 6 – fev 8 dia inteiro
mar
19
ter
25ª Intermodal @São Paulo Expo
mar 19@13:00 – mar 21@21:00
25ª Intermodal @ São Paulo Expo

Considerada pelos executivos da indústria como uma plataforma estratégica para a geração de novos negócios e pensando em aumentar ainda mais o engajamento com a comunidade, a Intermodal começa a se posicionar como uma marca ampla e lança 3 setores:

Intermodal Intralogística: Uma área que irá apresentar inovação, tecnologia, lançamento de produtos e serviços para movimentação interna de materiais dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição. Tudo que existe de melhor e mais atual em um ambiente de negócios e relacionamento.

Intermodal Tecnologia: A indústria de logística precisa cada vez mais de confiança e visibilidade em todos os processos e ações que realiza, a Intermodal Tecnologia reúne os principais fornecedores desses produtos, serviços e soluções. A melhor ferramenta para otimizar e controlar melhor seu trabalho!

Intermodal Transporte: Um espaço que reunirá as principais empresas de transportes, divididos nos modais: rodoviário, ferroviário, naval e aéreo e também as empresas de serviços logísticos, para oferecer lançamentos, eficiência e maior qualidade de entrega. Sempre pensando na logística de ponta-a-ponta.

NT Expo @São Paulo Expo
mar 19@13:00 – mar 21@21:00
NT Expo @ São Paulo Expo

Principal evento da América do Sul voltado para a cadeia do setor metroferroviário e atua com foco em atualização, debate e geração de conteúdo através da Estação Conhecimento.

maio
7
ter
VIII Seminário de Integração do Setor Ferroviário – “O papel da engenharia na melhoria contínua” @Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont
maio 7 – maio 9 dia inteiro
jun
6
qui
III Simpósio de Engenharia Ferroviária @UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
jun 6 – jun 7 dia inteiro