Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Eventos

mar
19
ter
25ª Intermodal @São Paulo Expo
mar 19@13:00 – mar 21@21:00
25ª Intermodal @ São Paulo Expo

Considerada pelos executivos da indústria como uma plataforma estratégica para a geração de novos negócios e pensando em aumentar ainda mais o engajamento com a comunidade, a Intermodal começa a se posicionar como uma marca ampla e lança 3 setores:

Intermodal Intralogística: Uma área que irá apresentar inovação, tecnologia, lançamento de produtos e serviços para movimentação interna de materiais dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição. Tudo que existe de melhor e mais atual em um ambiente de negócios e relacionamento.

Intermodal Tecnologia: A indústria de logística precisa cada vez mais de confiança e visibilidade em todos os processos e ações que realiza, a Intermodal Tecnologia reúne os principais fornecedores desses produtos, serviços e soluções. A melhor ferramenta para otimizar e controlar melhor seu trabalho!

Intermodal Transporte: Um espaço que reunirá as principais empresas de transportes, divididos nos modais: rodoviário, ferroviário, naval e aéreo e também as empresas de serviços logísticos, para oferecer lançamentos, eficiência e maior qualidade de entrega. Sempre pensando na logística de ponta-a-ponta.

NT Expo @São Paulo Expo
mar 19@13:00 – mar 21@21:00
NT Expo @ São Paulo Expo

Principal evento da América do Sul voltado para a cadeia do setor metroferroviário e atua com foco em atualização, debate e geração de conteúdo através da Estação Conhecimento.

mar
29
sex
I WORKSHOP EF-262: FERROVIA DO CERRADO @Universidade de Uberaba (UNIUBE), Campus Marileusa – Uberlândia/MG
mar 29@08:00 – 18:00

O I Workshop Ferrovia EF-262, Ferrovia do Cerrado, tem como objetivo debater assuntos técnicos ferroviários, ações e estratégias necessárias para a implantação da Ferrovia EF-262, trecho Alto Araguaia/MT-Uberlândia/MG, indispensável para a integração da região Centro-Oeste e do Brasil, voltada para o transporte de cargas de baixo valor agregado e estímulo ao desenvolvimento da agroindústria do país. As dimensões da produção de granéis agrícolas e produtos diversos ao longo do traçado preliminar da ferrovia EF-262, prevista no Sistema Nacional de Viação, requer uma rede de transporte adequada às cargas, com perfil ferroviário, atualmente alocadas à rede rodoviária, gerando altos custos e riscos logísticos. Tal inadequação ficou mais evidente na greve dos caminhoneiros de maio/2018, que culminou na questão do tabelamento do valor de fretes e na ocasião falta de diversos produtos em todo território nacional. Considerando ainda a oportuna transição de governo, é nesse ambiente que a academia, órgãos públicos, associações e os agentes do setor produtivo se unem para aprofundar a discussão sobre assuntos técnicos e a integração ferroviária no Brasil, especificamente na região Centro-Oeste, notadamente no eixo da EF-262, abrangendo os Estados de MT, GO e MG, tendo em vista o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da ferrovia, protocolado no Ministério dos Transportes em 01/08/2018.

maio
7
ter
VIII Seminário de Integração do Setor Ferroviário – “O papel da engenharia na melhoria contínua” @Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont
maio 7 – maio 9 dia inteiro
jun
6
qui
III Simpósio de Engenharia Ferroviária @UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
jun 6 – jun 7 dia inteiro
set
3
ter
25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – STMF @Matsubara Convention Center
set 3 – set 6 dia inteiro

A Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) é promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
Um ambiente de agregação dos diversos agentes do setor em prol da ampliação do debate e disseminação dos diversos conhecimentos e informações relevantes, como mobilidade, economia, legislação, políticas do setor público e privado, sobre os transportes sobre trilhos.
Este ano, o evento terá uma a data especial, pois comemora-se os 25 anos ininterruptos da Semana, e que trará diferenciais e consequentemente público, para o maior encontro técnico do setor metroferroviário na América Latina.