Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo cria ‘laboratório’ para turbinar tecnologias em concessões

28.06.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Folha de S.Paulo
Data: 24/06/2024

Para permitir inovação no país, o governo prepara um guia que, na prática, congela efeitos de regras e leis para que avanços tecnológicos em ambientes regulados sejam testados sob controle do estado.

Conhecido como Sandbox [caixa de areia, em inglês], a iniciativa funciona como uma espécie de estufa em que projetos inovadores passam a ser submetidos e analisados.

Para isso, a AGU (Advocacia-Geral da União) e o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) lançam, nesta terça (25), uma tomada de subsídios.

A compilação dessas contribuições servirá de base para novos parâmetros para a administração pública federal.

A ideia é lançar o guia do Sandbox em meados de agosto, veículo jurídico que só se tornou possível graças ao marco legal das startups.

Para o coordenador da tomada de subsídios, Bruno Portela, o “experimentalismo estruturado” dessa iniciativa permitirá inovação no ambiente regulado de forma a atrair mais o interesse da iniciativa privada.

Segundo Portela, o Pix é resultado de um Sandbox no Banco Central. O free-flow, sistema de pedágio por tags instaladas nos veículos hoje em testes em rodovias federais, e a possível entrega de documentos por drones são exemplos de inovações em Sandbox.

Durante esse período de testes, as companhias selecionadas serão acompanhadas de perto pelos reguladores.

Com isso, o governo quer potencializar a inovação, atrair investimentos externos e desenvolver a cultura da inovação e competência em regulação.

“Não significa que vale tudo”, disse Portela ao Painel S.A.. “Ao contrário, durante o período de Sandbox, algumas regras ficam suspensas, mas as autoridades regulatórias passam a acompanhar o teste muito de perto e diariamente.”

Ainda segundo o coordenador, definidas as regras, o país passará a contar com um guia prático que servirá de modelo, especialmente, para estados e municípios.

Para a secretária de Competitividade e Política Regulatória do Mdic, Andrea Macera, lembrou que o número elevado de normas regulatórias é um objeto constante de queixas dos investidores e que o guia irá contribuir para dar segurança jurídica a um ambiente regulatório que irá fomentar a concorrência e oferecer melhores produtos e serviços à população.

Quem quiser participar, basta acessar o site da tomada de subsídios.