Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Aeromóvel de Guarulhos está em fase de comissionamento

19.08.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário dos Trilhos
Data: 19/08/2024

Fonte: Instagram Marcus Coester

A Aerom, empresa responsável pela construção e implantação do aeromovel no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, divulgou imagens dos testes de comissionamento, atualmente em andamento no novo meio de transporte da cidade.

No vídeo é possível ver que os sistemas de operação e circulação do trem, além de outros itens como as composições do sistema que ligará o aeroporto até a estação de trem da CPTM, são vistoriados.

Esta nova etapa acontece após testes de desempenho executados no mês de julho, quando um dos trens da frota percorreu um trecho de 500 metros entre dois pontos de parada para o embarque e desembarque dos passageiros. Veja a seguir imagens divulgadas dos testes em questão.

O aeromóvel (chamado também de people mover) foi tirado do papel como uma forma de completar a conexão entre os terminais do aeroporto e o sistema de trens na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no lugar dos atuais ônibus, alvo de críticas pelo tempo de viagem e a comparação negativa em relação aos principais aeroportos pelo mundo.

Seu trajeto total da linha será realizado em seis minutos com quatro paradas. Veja abaixo quais são:

– Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade);
– Terminal 1;
– Terminal 2;
– Terminal 3.

A projeção é de atender aproximadamente 50 mil pessoas por dia, somados os dois sentidos de viagem, transportando até 200 pessoas por trem.

Para isto está sendo investido mais de R$ 270 milhões de reais por parte da concessionária administradora do Aeroporto Internacional, a GRU Airport, além de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado, como a isenção total de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras até a sua entrega, prevista para acontecer até o final do segundo semestre de 2024.

O atendimento será 24 horas por dia, visando atender inclusive passageiros que utilizam voos durante a madrugada e também aos trabalhadores do aeroporto, usuários dos atuais ônibus de conexão que ficam lotados em horários de maior movimento.

Os trens vão contar com um sistema informativo integrado ao aeroporto, exibindo aos passageiros os paineis de chegadas e partidas de voos, além de possuir Wi-Fi, ar-condicionado e espaço para a acomodação de malas e outras bagagens.

 

Clique aqui e veja vídeo no canal do YouTube da Aeromovel Mobilidade Sustentável sobre o assunto