25.07.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Revista Ferroviária Data: 21/07/2025
Como uma das maiores empregadoras do município de Osasco, a ViaMobilidade contribui para que a cidade ocupe a terceira colocação do ranking 2025 de vagas acumuladas no Estado de São Paulo. A empresa, que atua na gestão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, foi responsável por cerca de 5% dos empregos gerados em Osasco no primeiro semestre, com mais de 400 contratações.
Homens e mulheres das mais diversas idades já atuam como colaboradores da ViaMobilidade em variadas funções, como manutenção, condução dos trens e atendimento ao cliente. A empresa continua a crescer e está com novas oportunidades abertas, inclusive para pessoas negras e com deficiência. Atualmente, há mais de 180 vagas para os seguintes cargos: aprendiz, operador(a) de trem, técnico(a) de manutenção, soldador, manutenção, atendimento de estações, administrativo de tráfego, médico do trabalho, operador(a) de roçadeira e técnico(a) de segurança do trabalho. Entre os benefícios oferecidos destacam-se: assistência médica e odontológica, licença maternidade de 6 meses e paternidade de 20 dias, vale-refeição ou alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), previdência privada, auxílio para academia e bem-estar, seguro de vida, entre outros.
Para se inscrever, a pessoa precisa acessar o site da Motiva e candidatar-se à vaga que melhor corresponde ao seu perfil ou interesse.
Programa Mulheres Aprendizes na Manutenção
A ViaMobildiade e o SENAI atuam em conjunto na realização do programa Mulheres Aprendizes na Manutenção. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão e a diversidade no setor de manutenção metroferroviária, que é tradicionalmente dominado por homens. A ação busca não somente capacitar mulheres para atuar neste segmento, mas também proporcionar melhores condições voltadas ao conhecimento e desenvolvimento de suas carreiras, além de contribuir para que haja um mercado de trabalho mais igualitário entre homens e mulheres. Na primeira turma, a taxa de efetivação foi de 81,25%, com 16 formadas, sendo que 13 já atuam nas equipes de manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens, e 4-Amarela e 5-Lilás, de metrôs, também sob gestão da plataforma de trilhos da Motiva. Atualmente, há cerca de 36 mulheres cursando o programa. A previsão é de que mais 20 jovens da 2ª turma do curso concluam a formação em dezembro.