Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Nota fala em início das obras do VLT em SP em 2026

12.08.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 12/06/2025

A Prefeitura de São Paulo tem planos de instalar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade e, de acordo com um comunicado divulgado pela SP Urbanismo, as obras podem ser iniciadas em 2026.

A nota informa sobre a contratação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para elaborar o anteprojeto de sistemas. O texto destaca que a estatal, que está deixando de ser uma operadora — restando apenas uma de suas linhas que não foi concedida —, possui “mais de 30 anos de experiência no planejamento, implantação e operação de sistemas metropolitanos sobre trilhos.”

“Para a Prefeitura de São Paulo, a contratação da CPTM é uma decisão estratégica. Com reconhecida expertise técnica e ampla experiência em sistemas de transporte, a empresa pública estadual reúne as condições necessárias para assegurar agilidade, excelência e segurança na elaboração do anteprojeto de sistemas. Ao firmar essa parceria, o município fortalece sua capacidade institucional para viabilizar um projeto estruturante e inovador, voltado à mobilidade sustentável e à requalificação do centro da capital”, afirma Pedro Fernandes, presidente da São Paulo Urbanismo.

O prazo para conclusão dos estudos por parte da CPTM é de cinco meses, com investimento de R$ 1.398.000,47. Já o projeto final do VLT prevê duas linhas, 27 estações e integração com outros modais, oferecendo uma solução de mobilidade sustentável e contribuindo para a requalificação urbana do centro. O investimento total estimado é de aproximadamente R$ 4 bilhões, com início das obras previsto para 2026 e prazo de execução de 36 meses.