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Com R$ 500 mi, BNDES apoia investimentos em automação da circulação dos trens da Rumo

23.10.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: BNDES
Data: 21/10/2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará investimentos da Rumo S.A. para a automação da circulação dos trens. A iniciativa ampliará a eficiência e a segurança operacional da malha ferroviária dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Goiás, entre outros. O apoio do BNDES será de R$ 500 milhões por meio da linha Finem, no Programa BNDES Mais Inovação.

O projeto da Rumo, batizado de Positive Train Control 2.0 (PTC 2.0), consiste em um sistema de despacho de trens projetado para trabalhar com segurança e ser capaz de determinar com precisão a localização, direção e velocidade dos trens ao longo de toda a malha da operação norte.  Esse sistema representa o que há de mais avançado e inovador no mundo para a modernização dos controles ferroviários, sendo capaz de acionar proativamente a frenagem de composições ferroviárias para evitar acidentes sempre que detectada alguma intercorrência na malha, mitigando os riscos de falhas humanas e apoiando o trabalho dos controladores de tráfego e maquinistas.

Para trabalhar com segurança, os sistemas da solução PTC 2.0 serão capazes de alertar os operadores sobre possíveis problemas e interromper a movimentação, se o operador não agir. É uma tecnologia pioneira e a Rumo será a primeira empresa do ramo de ferrovias do mundo a operar com esse nível de conectividade e segurança.

O projeto atual promove a utilização do sistema PTC 2.0 em toda a ferrovia da operação norte da Rumo, potencializando os ganhos de produtividade do sistema e enfrentando desafios de integração não só entre os trens da Rumo, mas também com os trens de outras operadoras ferroviárias. Os investimentos de R$ 501,8 milhões serão alocados em locomotivas e veículos com a solução e P&D.

Anteriormente, o BNDES havia apoiado investimentos iniciais concentrados na Malha Paulista e no centro de controle operacional (CCO) da Rumo, localizado em Curitiba.

A Rumo estima a contratação de 123 pessoas ao longo do desenvolvimento dessa nova fase do projeto, concentradas em posições de engenharia, TI e de operações. Também são estimadas 95 pessoas envolvidas diretamente no projeto através das contratadas dos prestadores de serviço.

“A inovação nas ferrovias, assim como em outros setores de infraestrutura, está diretamente relacionada à incorporação de tecnologia avançada com o objetivo de ganhar segurança e melhorar a produtividade do sistema. O PTC traz evolução ao controle de tráfego de trens e possibilita o aumento de capacidade da via férrea e maior segurança”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

“Parcerias como esta são essenciais para destravar valor nas cadeias produtivas que movimentam a economia brasileira. O modal ferroviário tem vocação para transportar grandes volumes de carga por longas distâncias com eficiência, segurança e baixo carbono. Linhas de fomento para aumentar a participação deste modal contribuem decisivamente tanto para a competitividade da nossa economia, quanto para descarbonização da nossa matriz de transportes”, complementa Natalia Marcassa, Vice-presidente da Rumo.

A logística de cargas é fundamental para a economia de um país. O gerenciamento do fluxo de bens e serviços perpassa praticamente todas as atividades econômicas, influenciando a competitividade das empresas. Nas últimas duas décadas, a logística assumiu maior relevância, em função da existência de mercados cada vez mais dinâmicos e globalizados. O custo logístico no Brasil, por sua vez, é estimado em cerca de 11% do PIB, denotando sua relevância econômica. Além do custo de transporte, esse montante abarca gastos com estoques, com manuseio de carga e com a estrutura administrativa de suporte à atividade.