27.10.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Blog MetrôCPTM Data: 26/10/2025
A concessionária Linha Uni, que implanta e irá operar a Linha 6-Laranja de metrô, já conta com ao menos três trens entregues pela Alstom.
Uma terceira composição foi flagrada dentro do Bloco A do Pátio Morro Grande em imagens compartilhadas em rede social.
O novo trem fabricado pela Alstom em Taubaté exibe a designação “605”, o que sugere que a Linha Uni pode já ter mais composições no pátio.
O primeiro desses trens Metropolis (601) foi entregue em julho, em meio a um evento com o governador Tarcísio de Freitas.
Uma segunda unidade chegou à Zona Norte da capital no final de agosto, mas sem que houvesse divulgação oficial – o site, no entanto, capturou o momento da chegada do trem cuja designação não foi obtida.
A Linha 6-Laranja contará com 22 trens em sua frota e que prestarão serviço no trecho de 15 estações em construção. Como a Linha Uni já viabiliza a expansão do ramal com mais seis estações, será preciso adquirir mais trens no futuro.
Com o pátio e vias de ligação com o trecho operacional a caminho de serem finalizados, a expectativa é que os testes dinâmicos comecem em breve. A previsão é que isso ocorra a partir de janeiro e por enquanto a Linha Uni realiza testes estático com as composições.
A primeira fase da Linha 6 deve ser inaugurada dentro de um ano, em outubro de 2026. Oficialmente, espera-se que nove estações sejam abertas no trecho entre Brasilândia e Perdizes.
Essa configuração, no entanto, poderá ser alterada até lá. Este site entende que o descompasso nas obras de algumas estações pode fazer com que a concessionária lance uma operação diferente, com a supressão temporária de algumas paradas e até a adição de outras da segunda fase.