27.10.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Diário do Grande ABC Data: 25/10/2025
Prestes a lançar o edital do leilão, o governo do Estado de São Paulo estabeleceu o número de até novos 34 trens para a Linha 10-Turquesa, hoje operada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a partir da concessão do serviço à iniciativa privada. Segundo documento da SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos), caberá à futura operadora adquirir 21 composições, podendo ter a soma de outras 13 unidades, no máximo, em 2040, adquiridos pelo Estado.
As informações presentes no memorando sobre o lote da Linha 10-Turquesa e da futura Linha 14-Ônix de VLT (veículo leve sobre trilhos), que são de caráter preliminar ao edital, confirmam o retorno dos trens modelos 7000, fabricados entre 2009 e 2011, para circularem entre as estações Palmeiras-Barra Funda, zona Oeste de São Paulo, e Rio Grande da Serra. Ao todo, serão 15 unidades emprestadas pela CPTM, até a futura concessionária realizar a compra das 21 composições a fim de substituí-las gradualmente.
A novidade é a destinação de outros 13 trens a partir de 2026, oito modelos 7500 e cinco 2070, este último nunca antes operado no ramal entre o Grande ABC e a Capital, atualmente circulando na Linha 12-Safira (entre Brás, região central de São Paulo, e Calmon Viana, na cidade de Poá). Diferentemente dos 7000, com devolução prevista para CPTM com a frota adquirida pela concessionária, as duas séries adicionais devem operar na Linha 10-Turquesa até serem aposentadas daqui a cerca de 14 anos.
Os modelos mais antigos que passarão a dar as caras na Linha 10-Turquesa exigirão dos usuários novos hábitos. Diferentemente do período do Serviço 710, entre maio de 2021 e agosto de 2025, quando circulavam os modelos 9500 – hoje restrito na Linha 7-Rubi (Brás-Jundiaí) – e 8500, ainda presentes na região com perspectiva de serem retirados em breve, as composições a caminho não possibilitam a livre circulação entre os vagões. Há 17 anos sobre os trilhos, a frota 2070 sequer tem monitor informativo no salão de passageiros.
NOVOS TRENS
Segundo o memorando da SPI, caberá à concessionária vencedora do leilão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix, aguardado para fevereiro, comprar os 21 novos trens, visando entrar em operação até 2030, e substituir a frota 7000. Também será de responsabilidade da operadora elaborar um plano de aquisição, em 2036, ao poder concedente, ou seja, o Estado, a fim de destinar até 13 novas unidades e assim aposentar as séries 2070 e 7500. As diretrizes ainda podem mudar até o lançamento do edital nos próximos dias.
Em documentos anteriores da própria SPI, a exigência para a concessionária era a compra de 16 novos trens, sem previsão de frota complementar via poder concedente. A Linha 10-Turquesa também tem proposta novas paradas no traçado, como ABC (em Santo André), Parque da Mooca-São Carlos e Pari (em fase opcional), além de reconstrução de estações em Juventus-Mooca, Ipiranga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A demanda estimada para o ramal é de 655 mil usuários por dia.