Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro

30.10.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária
Data: 30/10/2025

A digitalização e o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial estão transformando o setor ferroviário brasileiro, impulsionados por demandas de sustentabilidade e eficiência. Atualmente, cerca de 28% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional passa pelos trilhos, e o avanço tecnológico tem se mostrado essencial para reduzir custos, aumentar a vida útil da malha e prevenir acidentes.

As inovações foram o foco do 2º Workshop Técnico do Setor Ferroviário, realizado em Curitiba, que reuniu concessionárias como MRS, Rumo, Vale, MetrôRio, Motiva, Trivia e VLI, além de especialistas acadêmicos. O encontro foi promovido pela Loram South America, que apresentou ferramentas de monitoramento digital e softwares voltados à manutenção preditiva.

Entre as soluções apresentadas está o software Digital Twin, capaz de identificar a causa raiz de defeitos nos trilhos e na bitola — distância entre as rodas — para evitar falhas graves. “Esse software torna a nossa prestação de serviço ainda mais eficaz, prevenindo acidentes e aumentando a vida útil dos trilhos”, explicou Wesley Thomas, diretor de Serviços Digitais da Loram.

Outra inovação destacada foi a parceria com a empresa inglesa One Big Circle, que permite a instalação de câmeras em locomotivas e carros de inspeção para gerar imagens que alimentam sistemas de manutenção preditiva. “Estamos passando por uma digitalização muito forte do setor, que ajuda a priorizar onde está a necessidade de intervenção e eleva a segurança das ferrovias”, afirmou Murilo Martins, diretor executivo da Loram Brasil.

Também foi apresentado o sistema Aurora, de mapeamento de dormentes, que utiliza inteligência artificial para projetar o tempo de vida útil da base dos trilhos e indicar o momento ideal para substituições. Para Martins, o avanço tecnológico está diretamente ligado à agenda ESG. “A ferrovia é o modal mais limpo, essencial para reduzir emissões. O futuro do setor depende de investimentos que unam segurança, produtividade e responsabilidade ambiental”, destacou.

O evento contou ainda com palestras técnicas e painéis de debate. O Dr. Gustavo Tressia, do Instituto Tecnológico Vale (ITV), abordou o tema “Tribologia Aplicada ao contato roda/trilho”Antônio Merheb, consultor da MRS Logística e vice-presidente da International Heavy Haul Association (IHHA), apresentou “Benefícios do desguarnecimento de ombro: aspectos técnicos e econômicos”; e o Dr. Luiz Henrique, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), discutiu “Solda elétrica móvel – vantagens econômicas e técnicas”.

Durante o encontro, também foram realizados debates entre especialistas da RumoMotiva (CCR)MetrôRio e MRS, com mediações sobre temas como “Benefícios do esmerilhamento na vida útil dos trilhos da Rumo”“Uso do GPR orientado ao planejamento de manutenção do lastro”“Desafios da manutenção em trilhos em sistemas metroviários” e “Desafios do esmerilhamento em carga pesada em mineradora”.

Revista Ferroviária esteve presente no evento e acompanhou todas as palestras e discussões técnicas realizadas ao longo do workshop.