03.11.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Via Trolebus Data: 31/10/2025
Um estudo nacional prevê que novos projetos de mobilidade urbana em todo o país poderão evitar a emissão de cerca de 3,1 milhões de toneladas de gás carbônico por ano até 2054. O volume corresponde à capacidade de absorção de carbono de uma área de 6,2 mil km² da Floresta Amazônica, o equivalente a quase cinco vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
Os dados fazem parte do 5º Boletim Informativo do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), desenvolvido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A análise elencou projetos que podem receber investimentos a médio e longo prazo.
O levantamento identificou 187 projetos voltados à ampliação e modernização do transporte público de alta e média capacidade nas 21 maiores regiões metropolitanas do Brasil. Além do impacto ambiental, o estudo projeta uma redução significativa nas mortes no trânsito, estimando cerca de 8 mil ocorrências anuais até 2054, além de melhorias no acesso a empregos, serviços e diminuição de 10% no custo médio da mobilidade urbana.
“O Brasil está se preparando para enfrentar as mudanças climáticas com ações que combinam sustentabilidade, mobilidade e inclusão social”, destacou o ministro das Cidades, Jader Filho.
O conjunto de intervenções e obras previstas no ENMU totaliza R$ 430 bilhões em investimentos: sendo R$ 230 bilhões destinados a metrôs, R$ 31 bilhões a trens, até R$ 105 bilhões a VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), R$ 80 bilhões a corredores BRT e R$ 3,4 bilhões a faixas exclusivas de ônibus. O avanço dos projetos dependerá da estrutura de financiamento, com foco em concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o estudo destaca 15 projetos de transporte que somam R$ 68 bilhões em investimentos. A estimativa de implantação dos projetos é para o ano de 2054. Contempla a extensão do acanhado Metrô Rio, a conversão do BRT para VLT além da novidade de implantação de novos BRTs com veículos elétricos.
Projetos de Metrô (94,2 km de extensão)
Projetos de VLT (107,6 km de extensão)
Projetos de BRT elétrico (78,1 km de extensão)
As iniciativas também incluem a requalificação completa do sistema de trens urbanos, com foco na modernização da frota, melhorias de infraestrutura e aumento da eficiência operacional.
Por Renato Lobo – Editor Via Trolebus