15.01.2026 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: VLT Carioca Data: 14/01/2025
Em 2025, o Instituto Motiva e o VLT Carioca – empresa da plataforma Trilhos da Motiva – levou 45.030 pessoas gratuitamente ao Museu do Amanhã. A iniciativa, criada há quatro anos, visa reforçar o papel do modal na promoção da mobilidade sustentável e no estímulo ao turismo cultural no Rio.
No último ano, as gratuidades foram ofertadas em dias de feriados nacionais. O recorde de visitação aconteceu em 20 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. Somente nesta ocasião, 7.539 pessoas usufruíram do benefício.
“A iniciativa reafirma a parceria contínua da empresa com esse importante espaço cultural do Rio, frisando o seu compromisso com a promoção de experiências culturais transformadoras. O apoio contribui diretamente para ampliar o acesso e valorizar a diversidade dos públicos atendidos. Além disso, a integração entre mobilidade, cultura e inclusão segue como um dos principais pilares da Motiva e fomenta a parceria com o museu. A ideia é continuarmos a gerar impacto positivo para cariocas e turistas”, ressalta Ivana Carvalho, coordenadora de Responsabilidade Social da Motiva.
Como chegar ao Museu do Amanhã, de VLT:
A maneira mais rápida e prática de chegar ao Museu do Amanhã, na região portuária do Rio, é pela Linha 1 do VLT Carioca. Ao desembarcar na Parada dos Museus, o visitante estará a poucos metros da entrada do museu.
A tarifa de R$ 5,00 pode ser paga com o cartão digital Jaé (via app) ou com o cartão físico disponível nas máquinas de autoatendimento do Terminal Gentileza, paradas e estações. Dentro dos trens, basta aproximar o cartão (virtual ou físico) do validador fixado nos balaústres. Informações sobre trajeto das linhas, status da operação e intervalos podem ser consultadas no site do VLT (https://trilhos.motiva.com.br/vltrio/).
O VLT Carioca funciona diariamente das 5h às 23h. Já o Museu do Amanhã está aberto de quinta a terça-feira, das 10h às 18h, com última entrada às 17h.