01.04.2026 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Revista Ferroviária Data: 31/03/2026
A VLI recebeu, nesta segunda-feira (30), a última de um total de sete locomotivas ES43BBi fabricadas pela Wabtec para operação de carga geral no Corredor Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que conecta regiões produtivas de Minas Gerais ao sistema portuário do Espírito Santo. As demais unidades foram entregues ao longo de fevereiro.
A aquisição faz parte de um pacote de investimentos de cerca de R$ 600 milhões voltado à operação da companhia no modelo regulatório de Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C).
Com a entrega, a VLI totaliza 27 locomotivas adquiridas desde 2024 para atuação na FCA e no tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, também sob concessão da empresa.
Segundo o presidente da VLI, Fábio Marchiori, o reforço da frota amplia a capacidade operacional do corredor. “A ampliação do nosso material rodante reforça a contínua capacitação do Corredor Leste, que une a tradição ferroviária mineira à vocação portuária capixaba, abrindo caminhos para o Brasil no mercado global. As novas locomotivas fortalecem essa integração e nos permitem oferecer um serviço ainda mais eficiente, seguro e de baixo carbono para a cadeia logística dos nossos clientes”, afirmou.
Os investimentos relacionados ao modelo ATF-C incluem também a aquisição de vagões, adequações operacionais e estruturais e a contratação de cerca de 700 pessoas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
As locomotivas da série Evolution são produzidas pela Wabtec em Contagem (MG) e, segundo a empresa, estão entre as mais avançadas para operações de carga pesada. Os equipamentos contam com motores diesel de alta eficiência, capazes de operar com biocombustíveis, e podem reduzir o consumo de combustível e as emissões atmosféricas em até 6% em comparação a outros motores do mercado.
A frota incorpora tecnologias digitais e sistemas de segurança, incluindo monitoramento da atenção do operador, controle automático de velocidade e acionamento de frenagem em situações de risco. Os sistemas embarcados também acompanham parâmetros operacionais para ampliar a segurança e a disponibilidade dos ativos.
De acordo com Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec para a América Latina, a entrega reforça a parceria com a VLI. “Entregar essas locomotivas à VLI é um grande orgulho para Wabtec. Estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções aos nossos clientes, unindo eficiência, confiabilidade, segurança e sustentabilidade através de uma logística de baixo carbono”, afirmou.
A atuação como ATF-C marca o início da operação da VLI com composições próprias ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), concessão controlada pela Vale. A ferrovia conecta o Corredor Leste da FCA ao sistema portuário do Espírito Santo e movimenta cargas como grãos, fertilizantes, insumos e produtos das indústrias siderúrgica e petrolífera.
Segundo a empresa, cerca de 22 milhões de toneladas de cargas de clientes da VLI são transportadas anualmente ao longo da EFVM.
No modelo anterior, o transporte de carga geral utilizava locomotivas e equipes da Vale. Com a mudança para o modelo ATF-C, a VLI passa a operar diretamente com seus próprios profissionais e material rodante, o que, segundo a companhia, permite maior autonomia na programação e condução das composições, com ganhos de eficiência e redução de paradas operacionais.
A estimativa é de que a estruturação completa da operação ocorra até o segundo semestre de 2026.
A empresa informou ainda que a operação no novo modelo já foi iniciada com uma supervisão 100% feminina, incluindo lideranças e maquinistas, e que atualmente 30% da área é composta por mulheres.
A VLI destacou que o modelo ATF-C não altera as obrigações contratuais da Vale como concessionária da EFVM, incluindo responsabilidades financeiras, investimentos, prestação de informações, manutenção da infraestrutura e operação de transporte de passageiros, cargas gerais e minério de ferro. A companhia afirmou ainda que mantém seus compromissos com empregados e sociedade.