20.09.2026 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: ABIFER Data: 20/09/2026
A InnoTrans 2026 começa nesta terça-feira (22) e reúne, até o dia 25, empresas, operadores, autoridades e especialistas de diferentes países em torno das principais tecnologias e tendências da indústria ferroviária e da mobilidade.
O Brasil participa da 15ª edição da feira com uma comitiva de mais de 320 empresários, executivos, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas. A presença brasileira estará concentrada na Casa da Mobilidade Brasileira, iniciativa do Brazil On Rails, instalada no Hall 10.1, estande 350.
A programação reúne autoridades, operadores, indústria, especialistas e parceiros internacionais em sessões de conteúdo, encontros institucionais, visitas técnicas e cerimônias de cooperação. Mais de 100 organizações já integram a iniciativa, entre empresas, entidades, órgãos públicos, patrocinadores, apoiadores e parceiros.
A ABIFER participa da programação e é apoiadora institucional do Brazil On Rails. O presidente da entidade, Vicente Abate, conduz na sexta-feira (25) o Brazil on Rails Talks dedicado à indústria ferroviária.
Entre os destaques da agenda estão encontros com o Ministério dos Transportes, a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, ANTT e ARTESP, além de reuniões com representantes de outros países e instituições do setor.
A InnoTrans 2026 reúne mais de 3 mil expositores e coloca em discussão temas como infraestrutura, tecnologia, operação, digitalização, automação, sustentabilidade e inovação no transporte ferroviário.
Para Vicente Abate, a participação brasileira também representa uma oportunidade de ampliar a conexão da indústria nacional com o mercado internacional. “A presença coordenada do Brasil na InnoTrans contribui para ampliar a inserção internacional da nossa indústria, aproximando empresas brasileiras das principais tendências, tecnologias e oportunidades do mercado ferroviário mundial.”