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A 5ª edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária termina com destaque para as inovações para setor

06.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação do Simpósio de Engenharia Ferroviária
(Agência Há Propósito)
Data: 03/06/2022

A quinta edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF), que aconteceu entre os dias 18 e 19 de maio de 2022, terminou com destaque às inovações e temáticas que devem nortear o setor na superação de desafios nos próximos anos. Ainda em formato online, mobilizou mais de 230 congressistas, entre acadêmicos, profissionais das operadoras do transporte de cargas sobre trilhos e representantes de órgãos setoriais.

No primeiro dia, o evento contou com abertura ministrada pelo professor Auteliano Antunes dos Santos Junior, que além de coordenador do Laboratório Ferroviário DSI-FEM-UNICAMP, também desenvolve projetos tecnológicos com empresas do setor ferroviário, tais como a VALE, Petrobras, Faiveley e Thyssenkrup. Na ocasião, o especialista falou sobre a perspectiva de novos projetos para o setor até 2030.

Na sequência, houve a participação do Dr. Qing Wu, pesquisador do Centro de Engenharia Ferroviária da Central Queensland University, na Austrália. O tema da palestra foi “Computação paralela em pesquisa ferroviária”. Wu também abordou a simulação dinâmica entre vagões em composições longas.

Ainda no período da manhã, os participantes puderam assistir a primeira “Sessão de Trabalho” – um momento para apresentação e discussão sobre trabalhos técnicos inscritos para participarem do SEF. O tema de 2022 foi “Logística e Operações Ferroviárias”, com trabalhos que falaram sobre a aplicação de inteligência artificial na manutenção de sistemas ferroviários e sobre a aprendizagem de máquina para a predição da permanência de vagões em terminais de carregamento de minério de ferro.

Ainda no primeiro dia de programação, logo após o almoço, aconteceu a primeira mesa-redonda do evento, que contou com a participação de representantes de diversos players da área, tais como a Progress Rail, Wabtec, VALE e GBMX. Os quatro profissionais debateram sobre o transporte ferroviário e energia limpa, com a mediação do professor Leonardo Bartalini Baruffaldi, do Instituto Federal de São Paulo.

O fim da tarde foi composto pela segunda Sessão de Trabalho, focada em artigos que tratavam sobre o contato roda-trilho, e por uma palestra do professor Luiz Antônio Silveira Lopes, do Instituto Militar de Engenharia (IME), cujo foco foram as operações logísticas e o potencial desse segmento dentro do setor ferroviário.

Já no segundo dia de SEF, a abertura ficou por conta de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), que atualizou os participantes sobre o cenário ferroviário brasileiro. Em seguida, teve início a terceira Sessão de Trabalho do Simpósio, que abrangeu a questão do contato roda-trilho. Os trabalhos apresentados foram “Comparação entre modelo dinâmico e quase-estático para análise de contatos roda-trilho” e “Graxa biodegradável contendo nanopartículas de magnetita encapadas com ácido esteárico: um produto com potencial para reduzir o atrito e o desgaste no contato roda-trilho”.

Continuando na mesma temática, a palestra seguinte abordou projetos ideais para perfis de roda-trilho. Nesse caso, o assunto foi tratado por Eric Magel, engenheiro principal no Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá (NRC), com participação especial do Dr. Kalousek, um dos maiores especialistas do assunto e também membro do NRC.

Para fechar a manhã, a Dra. Rosângela Mota, da Escola Politécnica-USP, foi convidada a apresentar seu trabalho, chamado “Cátedra under rail: visão geral de projetos na estrada de ferro Carajás (EFC) e na estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM)”.

As últimas atividades da programação do SEF contaram com apresentações de trabalhos convidados nos temas “Aplicações do ensaio de desgaste disco-contra-disco em projetos da Cátedra Roda-Trilho da Vale”, “Avaliação do efeito dos parâmetros de manutenção na dinâmica de veículos ferroviários”, “Soluções para isolamento no pavimento ferroviário”, “Um modelo eficiente para troca de dormentes: o modelo Tie Gang”, “Influência da metalurgia do aço e de parâmetros de soldagem nas propriedades mecânicas e microestruturais de soldas flashbutt de trilhos TR68 com equipamento móvel”, “Cátedra de Vagões: projetos e resultados” e “Túnel 4.0 – Transformação digital na inspeção, monitoramento, análise e diagnóstico de túneis ferroviários”.