Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER na mídia – Renan Filho afirma que irá ampliar modal ferroviário

09.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Frota & Cia
Data: 01/03/2023

Renan Filho é ministro dos Transportes e participou da cerimônia de abertura da NT Expo – Negócios nos Trilhos, principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, que aconteceu no São Paulo Expo, capital paulista.

“Precisamos ampliar a presença do modal ferroviário no país. Uma tarefa que não é simples, uma vez que o Brasil tem dimensões continentais e os investimentos ferroviários são constituídos, na maior fatia, pela iniciativa privada sem a aplicação de recursos públicos. Mas, estamos discutindo novos modelos, inclusive com parcerias público-privadas e vamos aumentar os investimentos públicos no modal. O Ministério da Infraestrutura, por meio da INFRA SA, pretende mais que quadruplicar os recursos aplicados em ferrovias no Brasil esse ano”.

O secretário de Transportes Ferroviários do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, também reforçou a mensagem do ministro sobre a ampliação da malha ferroviária. Ele falou sobre a ideia de expandir a matriz de transportes no Brasil trazendo convergências para o desenvolvimento de uma agenda global.

“O mundo caminha para a busca da ampliação dos investimentos públicos e privados em uma infraestrutura sustentável. E as ferrovias fazem deste contexto como um modal seguro, sustentável do ponto de vista verde e eficiente na redução do Custo Brasil”, destacou.

Executivos analisam as perspectivas do setor para os próximos anos:

Principal atração da 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, o Congresso NT Expo, trouxe no primeiro dia de programação um painel com autoridades do governo federal e representantes de associações do setor que opinaram sobre as impressões com relação às perspectivas para o futuro próximo do setor ferroviário.

“Temos que construir uma agenda positiva do setor ferroviário. É preciso concentrar os esforços no ‘como’ desenvolver o modal e sair do campo das suposições apenas. A ferrovia não é apenas um meio de transporte de cargas, e sim um modal com o potencial de ser um agente transformador no aspecto sócio-econômico no Brasil”, disse o diretor-executivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA), José Luis Vidal.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, também citou a importância do setor para o desenvolvimento do país em todas as frentes. “Todo o movimento do modelo de autorização para novos projetos de ferrovias é um indutor para o ressurgimento da indústria ferroviária, com a possibilidade de diminuir a ociosidade de produção atual, que foi agravada nos últimos dois anos com a pandemia. Nós acreditamos que o setor ferroviário é estratégico para o desenvolvimento do país e que estamos na direção de avanços significativos para os próximos anos”, ressaltou Abate.

O diretor de empreendimentos da INFRA SA do Ministério dos Transportes, Alex Trevizan, lembra que a construção de uma ferrovia é uma obra que leva muito tempo e sofre com uma série de dificuldades que vão desde as questões de licenças ambientais até a busca por mão de obra qualificada. Por essa razão, ele opina que o governo precisa olhar para a melhoria do arcabouço jurídico e dos aspectos regulatórios para atrair o investimento da iniciativa privada. “o diálogo entre todos os atores do setor é o melhor caminho para mantê-lo aquecido”, disse Trevizan.

Já o vice-presidente Executivo Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Antonio Carlos Sanches, destacou a expectativa da associação para a construção do Marco Legal do Transporte Público Coletivo, que visa a reestruturação do modelo de prestação de serviços de transporte público coletivo. “Muitos projetos estão prontos para sair do forno e o Marco é fundamental para animar os investidores e destravar esses projetos”, apontou Sanches. O texto da minuta do projeto de lei para o novo Marco está em consulta pública e já recebeu cerca de 408 contribuições da sociedade.