Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Alstom comemora dois anos de operação de seu VLT de Cuenca

29.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alstom
Data: 27/069/2022

A Alstom, líder mundial em mobilidade inteligente e sustentável, comemora dois anos de operação bem-sucedida de seu VLT em Cuenca, Equador. O sistema está operando oficialmente desde 22 de setembro de 2019 e atualmente transporta cerca de 19.000 passageiros por dia. A meta é que o número de passageiros chegue a 40 mil diariamente, segundo a Prefeitura de Cuenca, responsável pela operação e manutenção do sistema.

O sistema de transporte em operação em Cuenca, cuja histórica cidade murada foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, tornou-se uma nova atração turística e é utilizada por pessoas de Cuenca, bem como por visitantes nacionais e turistas estrangeiros.

Javier Díaz, diretor do Projeto VLT de Cuenca da Alstom, disse: “Estamos muito felizes e orgulhosos com os dois anos de operação bem-sucedida e ininterrupta do VLT da Alstom em Cuenca, principalmente sabendo que estamos contribuindo para a mobilidade inteligente e sustentável do município, com a entrega de um produto e sistema de alta qualidade, em parceria com nosso cliente, e que traz muitos benefícios aos seus moradores.”

A Alstom e seus parceiros do consórcio foram contratados para projetar, entregar, integrar e testar o sistema completo, incluindo 14 VLTs Alstom Citadis, o sistema de fornecimento de energia, equipamentos de depósito, telecomunicações e equipamentos de sinalização ferroviária. No total, há 27 paradas em toda a rede de VLT espalhadas pelos 20,4 quilômetros. A rota atravessa lugares importantes em Cuenca, como o Mercado El Arenal, um ponto de intensa atividade comercial, o Centro Histórico, o Terminal Rodoviário, o Aeroporto Mariscal Lamar e o Parque Industrial da cidade.

Cada unidade do VLT Alstom Citadis tem 33 metros de comprimento e corresponde à nova geração desse tipo de transporte moderno, rápido, silencioso, inclusivo e com baixa emissão de CO2. Cada VLT Citadis pode transportar até 280 pessoas, substituindo o equivalente a três ônibus ou 215 veículos particulares. Isso, combinado com o fato de o sistema ser um sistema de mobilidade elétrica, ajuda a reduzir a poluição de gases de efeito estufa e as emissões de carbono.

Além disso, a implementação do sistema APS, um sistema de propriedade da Alstom que fornece a energia necessária para o VLT por meio de um terceiro trilho localizado no solo, ajuda a preservar e destacar a arquitetura e a paisagem de Cuenca. Este sistema confiável e seguro foi instalado em várias cidades do mundo, que como Cuenca, valorizam sua riqueza arquitetônica.

A inclusão é outra característica do sistema de transporte. As unidades são equipadas com pisos baixos e portas largas que garantem total acessibilidade, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. O VLT permite o embarque de pessoas em cadeira de rodas, passageiros com bicicletas e animais de estimação com seus donos. É comum ver jovens entrando com suas bicicletas ou mães e pais com carrinhos de bebê, em diferentes estações.

Os dois anos de operação do VLT de Cuenca reafirmam o compromisso da Alstom de continuar trabalhando e inovando para oferecer sistemas de mobilidade ambientalmente corretos e inteligentes em todo o mundo, desenvolvendo e comercializando sistemas integrados e de manutenção que fornecem as bases para o futuro do transporte sustentável.